A Secretaria de Saúde do Distrito Federal inicia, nesta segunda-feira (18), uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe na capital. Nesta etapa, o objetivo é imunizar professores da rede pública e privada e as pessoas de 55 a 59 anos.
A exemplo das demais fases, a meta do governo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo. Em todo país, 36,1 milhões de pessoas do grupo prioritário devem tomar as doses.
Os endereços dos postos de vacinação podem ser acessados no site. A campanha teve início em 23 de março e segue até 5 de junho. Os grupos que já foram prioritários nas primeiras fases continuam sendo atendidos neste período. São eles:
- Idosos (60 anos ou mais)
- Gestantes e puérperas
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Povos indígenas;
- Caminhoneiros, portuários e trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores).
- Profissionais da saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, com a finalidade de evitar aglomerações, o Ministério da Saúde decidiu cancelar o Dia de Mobilização Nacional, que estava previsto para 9 de maio.
Abaixo da meta
Desde o início da campanha, 626.346 pessoas já foram imunizadas no DF. Esse número é equivalente a 79,9% da meta estabelecida.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram vacinadas 13.674 crianças de até 2 anos, correspondendo a 21% da meta estabelecida para esse público. Já os menores de cinco anos somaram 19.323, que representam apenas 16,5% de cobertura vacinal.
Entre as crianças com mais de cinco anos, 7.920 foram vacinadas ao total, alcançando 19,9% da meta.
Até a última sexta-feira (15), 7.235 gestantes procuraram as salas de vacina do DF, alcançando 22,3% da meta estabelecida. Enquanto isso, 1.514 puérperas foram vacinadas no momento, correspondendo a 28,3% do público-alvo estimado.
No dia 11 de maio começou a etapa de vacinação para pessoas com deficiência – desse público, 745 foram vacinadas, representando apenas 0,8% da cobertura vacinal estimada.