Exército faz limpeza na UPA de Samambaia, no DF, após casos de coronavírus entre servidores

Militares do Exército Brasileiro fizeram a desinfecção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia na manhã desta quinta-feira (21). A unidade contabiliza 57 servidores infectados com o novo coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde.

De acordo com o último levantamento da pasta, os profissionais de saúde – entre médicos e enfermeiros que testaram positivo – 55 estão afastados do trabalho e uma técnica de enfermagem está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital.

A descontaminação foi feita em toda a área externa e interna da UPA e contou com a ação de nove militares da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear de Goiânia, do Exército.

       

Toda a operação durou cerca de duas horas. Para a limpeza, a equipe usou macacões especiais e 10 litros de álcool 70%, além de dois quilos de produtos à base de hipoclorito.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES- DF), que administra a UPA e alguns hospitais do DF, afirma que as unidades “passam diariamente por desinfecção geral em todos os seus ambientes”.

De acordo com a secretaria, todos os servidores da unidade foram testados para a infecção, mesmo os que estavam sem sintomas. Consta no último balanço, que dos 200 funcionários, 28,5% estão contaminados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *