O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu alta médica na noite deste sábado (6). Ele passou três dias internado em um hospital particular, na Asa Sul, para revisão de uma cirurgia que reparou uma perfuração no intestino.
Ibaneis foi operado no dia 26 de maio e havia deixado a mesma unidade de saúde, o Hospital DF Star, no último sábado (30). No entanto, na quarta (3), ele voltou para que médicos reavaliassem o procedimento.
Segundo a equipe médica, o governador já está em casa e “segue orientação de repouso”.
Durante o período em que esteve internado, o chefe do Executivo continuou despachando normalmente, inclusive acompanhando a situação e recebendo dados referentes à pandemia da Covid-19 no DF.
Às 18h30, em edição extra do Diário Oficial, ele assinou um decreto que determinou o fechamento de parques, comércios e igrejas das regiões de Ceilândia e Estrutural. A medida vale a partir desta segunda-feira (8).
Cirurgia de emergência
Ibaneis sofreu uma “perfuração em um segmento intestinal por um fragmento de osso”, e começou a sentir dores abdominais na tarde de 25 de maio, quando foi internado no hospital particular.
Ele passou por uma laparoscopia – técnica conhecida por ser menos invasiva em comparação à cirurgia aberta, por conta de uma alça intestinal obstruída, na madrugada seguinte. Segundo os médicos, a perfuração foi causada por um osso de galinha.
Em outubro do ano passado, o governador ficou internado durante uma noite em um hospital particular da capital. À ocasião, Ibaneis caiu no banheiro da própria casa e precisou levar 15 pontos na cabeça. Em entrevista à TV Globo, o governador disse que havia escorregado no piso do cômodo.