A Universidade de Brasília (UnB) alcançou a 10ª colocação entre instituições brasileiras no ranking QS World University. O resultado indica subida de duas posições em relação ao ano passado.
Entre as universidades federais, a UnB é a 5ª melhor colocada. A primeira colocação é ocupadaa pela Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A pesquisa é feita pela consultoria QS Quacquarelli Symonds, uma das mais conceituadas na avaliação de instituições de ensino no mundo. O ranking avalia indicadores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações acadêmicas e presença de estudantes e professores internacionais.
Para a reitora da UnB, Márcia Abrahão, a melhor colocação é resultado do esforço de professores, alunos e funcionários da instituição. “Nos últimos anos, fortalecemos as atividades-fim. Resultados como este demonstram que o investimento em educação e ciência traz retornos”, diz.
Já a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, afirma que o resultado é fruto da alocação de recursos em pesquisa e ensino.
“Em três anos, o orçamento das unidades acadêmicas aumentou 38,1%, mesmo quando o orçamento discricionário da Universidade caiu 42,9%.”