Mais de 50 cães esperam por adoção na Zoonoses, no DF

A Gerência de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Distrito Federal está com 54 cachorros disponíveis para adoção. São animais que foram parar no canil público porque estavam em situação sanitária.

De acordo com a Zoonoses, todos os cães foram tratados e avaliados para descartar a leishmaniose e vacinados contra a raiva. Interessados em dar um lar para os animais, devem ir à Diretoria de Vigilância Ambiental, no Noroeste. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h

Adoção

No momento da adoção, o interessado recebe orientações quanto à guarda responsável de animais domésticos e às medidas de prevenção e controle de doenças.

Passo a passo da adoção:

  1. Ir à Diretoria de Vigilância Ambiental, no Noroeste
  2. Ser maior de 18 anos e apresentar documento de identificação com foto
  3. Assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal

Entre os cuidados com os animais, é preciso:

  1. Realizar exames anuais
  2. Aplicar as vacinas necessárias
  3. Administrar vermífugo

“Depois da doação, é necessário manter o ambiente do animal limpo e dar carinho e atenção por toda vida”, afirma Laurício Monteiro, da Zoonoses

Amigos da Zoonoses

Um projeto chamado “Amigos da Zoonoses” reúne alguns funcionários, colaboradores e voluntários que trabalham no local para ajudar na divulgação das fotos de animais que estão disponíveis para adoção.

O grupo também preparou uma lista de como ajudar os animais que chegam na Zoonose DF. Confira abaixo o que fazer como voluntário:

  • Ajudar na divulgação – basta acessar o Instagram e compartilhar (seja por print da tela ou clicando no botão de compartilhar)
  • Doar remédios – pode ser de uso humano ou de uso veterinário. Para doar os remédios é preciso levar na Zoonoses, dentro de uma sacola fechada (amarrada) e adicionar uma lista com os nomes dos remédios que você está doando

Doar cobertores, panos, camas, e agasalhos que esquentem os animais na época da chuva ou frio. “Como os animais não pegam sol, eles ficam com mais frio durante a noite”, explicam os veterinários.

  • Doar jornais ou folhetos vencidos.

“Temos muitos gatos no gatil e a limpeza é diária, por isso, usamos muitos jornais”, apontam os responsáveis pela Zoonoses.

  • Doar acessórios como coleiras, guias, caixa de transporte, focinheira, osso para o cachorro roer
  • Fazer parte do grupo de voluntários da Zoonose-DF. O trabalho voluntário é realizado de acordo com a necessidade e disponibilidade da GVAZ – Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses-DF.

    Serviço

    Adoção de cães da Zoonoses DF

    • Endereço: AENW trecho 2 lote 4
      Setor Noroeste – ao lado do Hospital da Criança
    • Horário: das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira.
    • De graça

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *