Dia dos Pais: Homem trans que deu à luz filho comemora data no DF

Neste domingo (9), é comemorado o Dia dos Pais. Mas antes da celebração, uma polêmica tomou conta do país, quando Thammy Miranda – um homem trans – apareceu em uma propaganda que fazia referência à data (saiba mais abaixo).

No Distrito Federal, Lucca Yan de Sousa, de 24 anos, também é um homem trans e pai de Augusto Júnior, de 7 anos. Augusto foi gerado por Lucca, que diz que o filho é “seu tesouro”.

Lucca mora em Ceilândia. Ele contou ao G1 que teve o filho aos 16 anos – quando ainda não sabia “quem era”. Mas ao iniciar o processo de transição, no início de 2020, o menino foi um grande aliado.

“Eu não me aceitava, era considerado lésbica e sofria com o preconceito existente dentro da família”, lembra. Segundo ele, o processo de “se assumir” começou quando buscou mais informações sobre pessoas transexuais.

“Eu não sabia sobre pessoas trans. Quando fui pesquisar, falei: esse sou eu.”

A partir de então, Lucca diz que se “assumiu por completo”. Segundo ele, o papel de pai – e também de mãe, porque sempre cuidou de Augusto – é entendido como um conjunto de ações que envolvem amor, respeito, cuidados e proteção.

“Meu filho fala que sabe que tem outro pai, mas sempre deu os presentes da escola, do Dia dos Pais, pra mim”, aponta.

Transição e apoio do filho

Pai trans Lucca Yan ao lado do filho, no Distrito Federal — Foto: Lucca Yan/Arquivo pessoal

Pai trans Lucca Yan ao lado do filho, no Distrito Federal — Foto: Lucca Yan/Arquivo pessoal

Lucca diz que desde os primeiro passos para a transição, o filho esteve ao seu lado. “Um dia, ele virou pra mim e disse que tudo daria certo”, explica.

“Hoje eu me amo demais, a cada dia que passa me transformo e sinto orgulho de mim mesmo”, declara.

Segundo Lucca, a maior preocupação que tinha, em relação ao filho, era como a criança iria chamá-lo. Mas foi o menino que começou a conversa. “Ele disse pra mim: ‘preciso saber pra falar pros meus amigos. Sei que a senhora vai ter barba e seria estranho te chamar de mãe, né?'”.

“Desde então, ele me chama de pai, mas não sempre. Às vezes ele esquece, mas é o único que eu perdoo sem nem discutir”, conta.

Lucca, que é casado há 5 anos, diz que o início da transição não foi fácil – nem para a própria esposa. No entanto, ela se tornou mais uma aliada. “Me defende em tudo, só tenho mesmo que agradecer”, afirma.

Pai trans Lucca Yan em momento de afeto e carinho com filho, no DF — Foto: Lucca Yan/Arquivo pessoal

Pai trans Lucca Yan em momento de afeto e carinho com filho, no DF — Foto: Lucca Yan/Arquivo pessoal

O jovem diz que sempre quis ter um filho. Ele conta que Augusto Júnior é um menino adorável e atrai o carinho das outras pessoas por onde vai. “Ele é abençoando, como qualquer criança, e um grude comigo”.

Para celebrar o Dia dos Pais, neste domingo, a família vai fazer um piquenique ao ar livre, respeitando as regras de distanciamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Polêmica em campanha comercial

Thammy Miranda se manifesta após ataques por estrelar propaganda de Dia dos Pais — Foto: Reprodução/Instagram

Thammy Miranda se manifesta após ataques por estrelar propaganda de Dia dos Pais — Foto: Reprodução/Instagram

No dia 28 de julho passado, Thammy Miranda começou a receber mensagens transfóbicas nas redes sociais. Foi logo após o filho da cantora Gretchen participar de uma propaganda comercial do Dia Dos Pais, da marca Natura. Thammy é pai de Bento, de seis meses, de sua relação com a esposa Andressa Ferreira.

Com a repercussão na mídia, ele recebeu o apoio de diversas celebridades. Mesmo assim, o tom dos insultos assustaram Thammy, que reagiu também por meio das redes sociais.

“País tá cheio de gente precisando de ajuda, no meio de uma pandemia, com auxílio emergencial faltando pra um monte de gente e eles ficam monitorando a vida de uma pessoa comum que decidiu ter uma família. Falsos moralistas”, declarou.

“Amor, respeito, afeto e coragem são coisas que precisamos pra enfrentar a vida”, escreveu Thammy nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *