A enfermeira Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos, foi a primeira pessoa no Distrito Federal a ser vacinada contra o coronavírus (Covid-19). A largada para a vacinação teve início nesta terça-feira (19) e ocorreu de forma simultânea em 15 hospitais públicos da capital. Inevitável, a emoção tomou conta de quem recebeu a vacina e de todos que presenciaram o evento.
As primeiras doses foram aplicadas na unidade de referência de tratamento da doença na capital, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Foi esse mesmo hospital que recebeu a primeira paciente contaminada pela doença no DF, em março do ano passado.
Além de Lídia, que trabalha no box de emergência do pronto-socorro da clínica médica do Hran, também foram vacinados outros cinco profissionais da unidade: a técnica de enfermagem Karina de Jesus, 38 anos; a fisioterapeuta Ana Paula Barbosa Pereira, 49; a médica Juliana Bento da Cunha, 32; a auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo, 61, e o vigilante Pedro Teodoro, 58.
“A gente lutou muito, e agora temos esperança de que tudo vai se normalizar”, declarou Lídia Dantas, após receber a vacina. “Estou emocionada e feliz por ter sido a primeira a ser vacinada. Sou grata pela oportunidade”. Há dez meses ela batalha na linha de frente contra a doença.
Auxiliar de limpeza do Hran há 31 anos, Narcisa Araújo também foi imunizada. “Quando me ligaram, eu adorei a notícia e logo tratei de avisar minhas filhas. Foi emocionante ser vacinada hoje”, descreveu.
Confira, abaixo, os locais de vacinação disponíveis nesta primeira fase.
- Hospital de Base
- Hospital Regional da Asa Norte
- Hospital Regional de Ceilândia
- Hospital Materno Infantil de Brasília
- Hospital de Apoio de Brasília
- Hospital Universitário de Brasília
- Hospital Regional de Sobradinho
- Hospital Regional de Planaltina
- Hospital Regional de Brazlândia
- Hospital da Região Leste
- Hospital Regional de Taguatinga
- Hospital Regional de Samambaia
- Hospital Regional de Santa Maria
- Hospital Regional do Gama
- Hospital Regional do Guará