Tempo frio e seco deve predominar no Distrito Federal esta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode chegar a 20% nesta terça-feira (20). Durante a madrugada, os termômetros registraram 6°C no Gama.
O meteorologista Heráclio Alves informou que o baixa índice de umidade deve ser registrado no período da tarde, entre 12h e 18h. “Pela manhã, ficamos na casa dos 70%, mas vai baixar muito durante à tarde”, comentou.
Segundo o especialista, não há previsão de chuvas e, por isso, a tendência é que o tempo se mantenha seco nos próximos dias. O meteorologista disse ainda que um alerta para baixa umidade relativa do ar deve ser emitido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para uma boa qualidade do ar, o índice deve ficar em torno dos 60%.
“Sempre que o índice fica abaixo dos 30%, emitimos um alerta”, explicou Heráclio. Até as 9h desta terça-feira, não havia alertas emitidos pelo Inmet devido à seca.
O tempo atual, frio e seco, é característico do inverno no Centro-Oeste. A estação começou em 21 de junho e vai até 22 de setembro.
Frio deve diminuir
O Gama registrou a menor temperatura desta terça-feira (20). Porém, segundo Heráclio, esse foi o “pico” do frio, e a temperatura tende a subir nos próximos dias.
“Essa massa de ar de origem polar, que é seca e fria, está mais concentrada ao Sul. Ela começa a perder força no Centro-Oeste e no Norte. A partir disso, a temperatura começa a se elevar.”
Este ano, o Gama bateu recorde nos termômetros, que chegaram a marcar 4,9°C na região. Essa foi a temperatura mais baixa, desde 2002, nas estações automáticas do Inmet.
Veja temperaturas registradas no DF nesta terça (20):
- Gama: 6°C
- Plano Piloto: 9°C
- Águas Emendadas (Planaltina): 9°C
- Paranoá: 10°C
- Brazlândia: 14°C
Nesta terça, em Santa Catarina, por exemplo, houve registro de -8°C. No extremo sul de São Paulo, a temperatura também ficou negativa, chegando a -2°C, no bairro Marsilac.
Durante o tempo seco, a Defesa Civil faz uma série de orientações para minimizar os impactos da baixa umidade relativa do ar e barrar a propagação de doenças respiratórias nesse período. São elas:
- Lavar as mãos com frequência
- Usar máscaras de proteção facial
- Evitar aglomerações
- Manter a hidratação
- Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento
- Usar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol.
- Evitar queima de lixo que podem provocar incêndios