A representante do Brasil no concurso de beleza Miss World será revelada nesta quinta-feira (19), em um evento no Distrito Federal. A competição ocorre após ter sido adiada três vezes, em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Ao todo, 48 candidatas, de diferentes regiões do país, disputam a coroa do Miss Brasil Mundo. Pela primeira vez na história do concurso, a disputa conta com a participação de uma mulher transgênero, Rayka Vieira, que é miss Centro-Goiano, e de uma deficiente auditiva, Janaína Ribeiro, que é miss Rio de Janeiro.
A escolhida pelo júri será anunciada em um evento, sem público, e transmitido pelas redes sociais do concurso, a partir das 18h30. A vencedora concorre ao título de Miss World, em Porto Rico, no Caribe, no dia 16 de dezembro.
Entre os prêmios, ela também vai receber roupas, joias, R$ 15 mil e uma viagem para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Candidatas
As candidatas são representantes de estados e territórios brasileiros, como “grande São Paulo” e Lençóis Maranhenses. Há também representantes de etnias, como a miss “Coreia Brasil”.
Miss Brasil Mundo
O Brasil é representado no Miss World desde 1958. O evento é um dos cinco principais concursos de beleza do mundo, ao lado do Miss Universo, do Miss Grand International, Miss Supranational e do Miss Internacional.
Cerca 60 brasileiras já foram ao Miss World, porém, apenas a carioca Lucia Petterle conseguiu conquistar o primeiro lugar. Ela venceu a etapa internacional em 1971.
A atual Miss Brasil Mundo é a Elís Miele, que ficou em quarto lugar na etapa internacional, em 2019. Além dela, os melhores resultados obtidos foram:
- Goiana Jane Borges: 5ª lugar no Miss World em 2006
- Carioca Mariana Notarangelo: 5ª lugar no Miss World em 2012
- Gaúcha Sancler Frantz: 5ª lugar no Miss World em 2013
Concurso na pandemia
Por causa da pandemia do novo coronavírus, Elís Miele está há dois anos com o título. Em 2021, ela vai passar a coroa para a candidata que alcançar as melhores notas em cinco provas:
- Talento
- Criatividade
- Moda
- Personalidade
- Ações sociais
Para fazer a seleção deste ano, os organizadores adotaram uma série de medidas preventivas contra o novo coronavírus. Um dos protocolos é a realização de teste de Covid-19 na equipe e nas candidatas.