1. O segundo maior rio do mundo!
O Rio Amazonas é o segundo rio mais comprido do planeta, perdendo apenas para o Rio Nilo. Sua extensão tem quase a mesma distância do que a distância entre o centro do Brasil e o centro do México! Existem pesquisadores que contestam a informação, reclassificando a nascente do Amazonas, o que faria com que ele seja maior até mesmo do que o Nilo.
O Rio Amazonas nasce no Peru e deságua no Oceano Atlântico junto ao Rio Tocantins, no norte do Brasil, e é dividido em três partes:
- Ainda nos países andinos, ele é chamado de Rio Marañón.
- Ao entrar no Brasil, é chamado de Rio Solimões.
- Ao receber as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Rio Amazonas.
2. A onda gigante!
A palavra Pororoca, de origem tupi, quer dizer “causar um grande estrondo”, e foi adotada para se referir a um dos mais impressionantes fenômenos da natureza – que ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial. Essa onda pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro. Na região da floresta, este fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas!
3. A cobra gigante!
A Sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das moradoras da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo na relação peso X comprimento, podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!
4. Povos da Amazônia
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural. Algumas tribos são:
– Guarani
– Xerente
– Amawáka
5. Terceiro maior felino do mundo
Nativa da Floresta Amazônica, a Onça-pintada, que pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede o de 1,12 a 1,85 metros, é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo!
6. Boto cor-de-rosa
Já ouviu dizer sobre uma lenda que conta da existência de um animal que se transforma em um homem muito bonito, que sai à noite para encantar as jovens? Esse animal é o nosso boto cor-de-rosa, um dos mais inteligentes integrantes da fauna amazônica. Geralmente, as fêmeas tem um coloração que tende mais ao cinza e são menores que os machos, que possuem a coloração rosada.
7. Insetos enormes!
Existe uma centopeia na Floresta Amazônica que se alimenta de sapos, pássaros e até cobras. É a Centopéia Gigante, que além de comer grilos, pode comer ratos e outros animais muito maiores do que ela. Além disso, ela pode viver até 10 anos!
A aranha-golias-comedora-de-pássaros, também presente na Floresta Amazônica, é a maior aranha, chegando a medir em média 30 centímetros.
by: FRANCISCO DE SOUZA