Depois do dia mais quente do ano no Distrito Federal, nesta segunda-feira (6), quando os termômetros marcaram 35,9°C, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê novo recorde de calor para esta terça (7) – feriado da Independência do Brasil: 36ºC.
Além da alta temperatura, o Inmet estima queda nos índices de umidade. Às 12h, o instituto registrou 11% de umidade no Gama, abaixo do esperado, que era até 12%. O índice ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60%.
Por causa dos riscos à saúde, foi emitido um alerta vermelho, de “grande perigo”, grau máximo de severidade na escala meteorológica. O comunicado começou a valer às 13h e se estende até as 18h desta terça-feira, no DF e em municípios de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A meteorologista Andréa Ramos, do Inmet, explica que a combinação de altas temperaturas e baixa umidade contribui para o risco de incêndios florestais, ocorrência de dores de cabeça e doenças pulmonares.
“A orientação é beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia”, diz Andréa.
Para amenizar o calor, muitos moradores do DF procuraram o Lago Paranoá e os parques neste feriado. Segundo o Inmet, não há previsão de chuva para os próximos dias.
O último registro de precipitação ocorreu no dia 30 de agosto, após 75 dias de estiagem. A média histórica para setembro é de 46,6 milímetros. Na primeira semana do mês, o volume ainda era zero.
Queimadas
Na tarde de segunda-feira (6), quando os termômetros marcavam 35,9ºC no DF, o Corpo de Bombeiros atuava para combater um incêndio florestal na Reserva de Águas Emendadas, em Planaltina. O trabalho durou cinco horas e meia, e foi as 20h.
Ao todo, 20 militares da corporação, além de 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), atuaram para apagar as chamas no local. O incêndio atingiu 10 hectares estação ecológica. Não houve feridos.
by: MARIANA ALVES