Vitória Mesquita, de 22 anos, artista, modelo, skatista, fotógrafa e tem síndrome de Down. Aos 22 anos, mora no Distrito Federal é também influenciadora digital e luta contra o preconceito, o chamado “capacitismo” e o bullying.
Em parceria com sua irmã, Luiza Mesquita, juntas elas criaram uma página no Instagram, que, atualmente, conta com mais de 10 mil seguidores, onde encabeçou a campanha #atualizagoogle. Foi assim que a jovem conseguiu que o maior site de buscas do mundo mudasse as definições da síndrome que, até então, era definida como “doença”.
A partir do trabalho de Vitória, o Google passou a classificar trissomia do cromossomo 21 como “condição genética”.
“Preconceito é coisa do passado”, diz Vitória Mesquita.
A campanha
A página foi criada em fevereiro deste ano e, em maio, o vídeo da campanha começou a ser divulgado. Dois meses depois, em julho, o Google mudou a classificação da síndrome.
Luiza, a irmã de Vitória, conta que o objetivo é desmistificar a síndrome de Down “de forma leve e profissional”
“A gente criou essa página durante a pandemia, com o objetivo de continuar estimulando a criatividade, a auto estima, empoderar a Viti. Pra compartilhar com os outros as vivências dela, as experiências, e assim educar e desmistificar sobre síndrome de Down”, diz a irmã de Vitória.
by: LUCAS SANTANA