Origem dos macarons
Confeccionados sem recheio, apenas como biscoito, os macarons chegaram em terras francesas em 1533. A receita do macaron foi levada para a França pelos chefes italianos de Catarina de Médici para o casamento com Henry II. Sua receita foi mantida em segredo por muito tempo.
As primeiras a fazerem o macaron de maneira popular na França foram as irmãs carmelitas Marguerite Gaillot e Marie-Elisabeth Morlot, do convento Saint-Sacrement, que fica na cidade de Nancy. Elas ganharam fama e ficaram conhecidas como Irmãs Macarons. Após a Revolução Francesa, que aconteceu em 1789, congregações religiosas passaram a produzir os macarons fora dos conventos.
O macaron recebeu a devida fama no início do século XX, quando o patisseur Pierre Desfontaines, o neto de Louis Ernest Ladurée, da famosa patisserie francesa Ladurée, uniu dois pequenos discos de macaron acrescentando cremes entre eles. Hoje, a Ladurée, além de berço, é referência na confeitaria mundial.
A característica colorida e os sabores mais variados dos macarons foram atribuídas por outro nome da cozinha: Pierre Hermé. Essa inovação trouxe fama à sua doceria, que manteve a base, formato e texturas originais da receita, mantendo o macaron crocante por fora e macio e úmido por dentro.
Curiosidades sobre o macaron
O macaron se tornou uma receita muito difundida na França e a sua preparação, à base de amêndoas, é levada bem a sério. Em homenagem ao doce, foi inaugurado na cidade de Montmorillon um museu dedicado aos macarons! O nome do museu é Musée de l’amande et du Macaron, que significa Museu da Amêndoa e do Macaron.
Um dos poucos lugares onde se pode apreciar a receita original do macaron italiano é na Maison des Soeurs Macarons, uma casa em homenagem às Irmãs Macaron, fundada em 1793 e que se mantém de pé até hoje na França.
Existem dois tipos populares de macaron: o tipo gerbet é o mais comum, liso e preparado com claras batidas. Em Bordeaux, na França, é comum um tipo de preparo com as claras são cruas. Ele é chamado de craquelé devido à casquinha rachada. A sua massa também é mais pesada.
Dicas de preparo do macaron
Para fazer macarons, são necessários três ingredientes básicos: farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro e clara de ovo. Não desanime se a sua primeira tentativa não der certo. Apesar de ter ingredientes simples, fazer macarons não é tão simples quanto parece e requer prática e muita paciência.
Acreditava-se até alguns anos atrás que só era possível assar macarons corretamente em forno industrial com convecção, que possui ventilação dentro do forno. Atualmente, sabe-se que é possível fazer macarons perfeitos em casa. A dica é deixar a porta do forno um pouquinho aberta para que haja uma certa ventilação enquanto os macarons assam.
Não conserve a farinha de amêndoas na geladeira, pois se ela receber umidade, não servirá para fazer a receita de macaron. Guarde-a em local seco e arejado. Também não utilize corantes em gel, pois a maioria é feita à base de glucose de milho, que pode dar muita umidade à massa e desandar a receita. Por fim, não deixe que o macaron doure ao cozinhar, pois isso significa que passou do ponto
by: LUCAS SANTANA