O churrasco também proporciona ótimos benefícios para a vida e para nossa saúde mental, pois além dos bons nutrientes presente nas carnes, também traz benefícios para a nossa saúde emocional.
O churrasco sempre proporciona alegria e felicidade, o que é ótimo para controlar e diminuir o estresse diário.
Os feriados e os finais de semana são sempre uma ótima oportunidade para saborear um bom churrasco com a família e com os amigos. A carne vermelha assada na brasa é a escolha preferida, o alimento é rico em ferro, possui proteínas de alto valor biológico e é a principal fonte de vitamina B-12.
A vida e os benefícios do churrasco
A carne vermelha é um alimento importante para o desenvolvimento humano, pois possui nutrientes essenciais para o nosso organismo, como o ferro que é capaz de prevenir a anemia e atua na formação de hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio no organismo.
Nas carnes vermelhas, também podem ser encontradas proteínas que contribuem para o crescimento de músculos, órgãos e todos os tecidos. Segundo a nutricionista do Hospital San Paolo – centro hospitalar de média complexidade, localizado na zona norte de São Paulo, Mariele Marcato, esses são os nutrientes mais importantes encontrados no alimento.
Segundo a nutricionista, as “Carnes vermelhas são consideradas completas, pois contêm os nove aminoácidos essenciais, já o ferro presente nos alimentos de origem animal é melhor absorvido pelo organismo e a carne vermelha ainda é a principal fonte de vitamina B12.”
A carne vermelha faz bem ao organismo por oferecer nutrientes como o ferro, capaz de prevenir a anemia e atuar na formação da hemoglobina, é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. Nela, também podem ser encontradas proteínas que contribuem para o desenvolvimento muscular e tecidos do corpo.
Apesar dos benefícios, a nutricionista faz um alerta para os cuidados que devemos ter na preparação do alimento. De acordo com Mariele, o melhor padrão a seguir é consumi-lo bem passado, porém sem torrar.
“Existem estudos que apontam que o consumo da crosta queimada da carne pode aumentar consideravelmente o risco de um câncer, já que cozinhar estes alimentos a grandes temperaturas faz com que os seus aminoácidos e a creatina (presente nas fibras musculares) reajam e formem aminas heterocíclicas, essas por sua vez seriam as responsáveis pelo aumento do número de câncer”, afirma a nutricionista.
Carne vermelha e a carne branca – A nutricionista também alerta que existem alguns benefícios no consumo da carne branca, como a menor quantidade de lipídeos, gorduras saturadas e colesterol. Porém, o valor biológico da proteína da carne branca é inferior à da vermelha, ou seja, não é tão completa.
by: LUCAS SANTANA