“Danço desde os 4 anos. [Dançar] é meu sonho”,
Ainda de acordo com Maria Eduarda, não participar da competição foi frustrante. “A gente programou tudo, compramos passagem, conversei com os meus pais e me preparei. Ensaiava todos os dias, das 16h às 22h”, conta. Na van em que a adolescente estava, mais 18 bailarinos do Corpo de Baile Noara Beltrami eram passageiros. Sete tiveram ferimentos leves e conseguiram competir.
Sobre o acidente, a jovem conta que não lembra do momento do impacto, apenas de acordar no hospital. Além de perder o dedo do pé direito, ela machucou parte do rosto.
“Já cheguei sem o dedinho, só costuraram. Quando o médico tirou o curativo, levei um susto com o meu pai, que me acompanhava. Fiquei meio triste, chorei, mas depois passou. Aos pouquinhos, estou tentando entender”, relata.
A mãe da jovem, a professora Débora Meireles, de 42 anos, lembra que o processo foi traumático, mas está feliz que a filha está em casa. “Por ela não ter tido nenhuma complicação maior, já é uma vitória”, afirma.
Recuperação
Maria Eduarda conta que, após o acidente, ainda vai precisar ficar 10 dias sem pisar no chão. “Os médicos falaram que vou conseguir dançar. Vai ser um novo processo, de descoberta do meu corpo e do meu equilíbrio”, comenta.
A adolescente diz ainda que está ansiosa para voltar a treinar e que está torcendo para o processo de cicatrização terminar logo. A jovem ainda vai passar por acompanhamento de fisioterapeuta.
“Poderia ter sido pior. Tem uma parte do meu corpo que foi tirada, mas eu poderia estar com dor. Isso é o mínimo”, disse.
A jovem afirma que já tem uma sapatilha nova para usar quando se recuperar. “Ia usar ela na competição, mas vai ficar guardada”, brinca.
Recepção
A bailarina desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília na noite desta terça-feira (12). Ela foi recebida sob aplausos de amigos e familiares, além dos companheiros de dança.
Maria Eduarda participaria do Festival de Dança de Joinville. Na segunda, mesmo após o acidente, ela conseguiu assistir uma das apresentações. Na saída do evento, ela também foi homenageada pelos amigos.