O que é confiança e como confiar nas pessoas

A confiança é um princípio muito explorado por diversos autores de livros de autoajuda, porém ele é abordado de uma maneira totalmente diferente pelo filho do Dr. Stephen R. Covey, Stephen M. R. Covey no livro A velocidade da Confiança.

No livro um dos primeiros exemplos que Stephen explora é o de que quando ele foi trabalhar em um projeto com um grupo de investidores e após uma reunião seu colega lhe disse que aquelas reuniões não valiam de nada e que não confiava em nenhum de seus colegas.

Nesse momento algo despertou em Stephen, ele não entendia por que os colegas não confiavam uns nos outros e descobriu diversos comportamentos que devem ser explorados para conquistar confiança e confiar mais nas pessoas.

Partindo dessa história vamos ver pontos importantes sobre a confiança! Boa Leitura!

A definição de confiança

Confiança pode ser definida de algumas maneiras diferentes, porém todas sendo derivadas da mesma palavra.

Confiança pode ser definida como um estado em que um ser se sente com coragem para encarar desafios, pode ser também, ter fé em alguém ou alguma coisa, e também o de fazer com que as pessoas tenham fé em você. Essas são algumas maneiras de expressar a palavra Confiança.

A Confiança é bem mais que isso, a confiança é a função de duas qualidades: O caráter e a competência.

Como a falta de confiança afeta a sua vida?

Antes de falarmos de como confiar nas pessoas temos que falar sobre os porquês de a confiança ser tão importante.

Já ouviu a frase: “Gentileza gera gentileza”? Então, com a confiança é exatamente igual, Confiança gera confiança, em todos os sentidos da palavra. Um líder confiante gera confiança em suas equipes, assim como uma equipe confia em seu líder ajuda a deixa-lo mais confiante.

Um exemplo dos problemas que a falta de confiança faz, aparece muito bem em uma fábula antiga “O Pastor Mentiroso e o Lobo” dos Irmãos Grimm autores de muitos livros infantis que marcaram gerações como: “Chapeuzinho vermelho”, “Bela Adormecida” entre muitos outros.

Nessa fabula acompanhamos um garoto pastor que está entediado com a vida e decide chamar a atenção da sua vila gritando que um lobo feroz está atacando o seu rebanho e logo depois atacará a vila. O garoto faz isso muitas e muitas vezes, até que um dia um lobo sai da floresta e ataca o seu rebanho de verdade. Desesperado, o garoto correu até a vila e pediu ajuda dos moradores, porém achando que era outra brincadeira a vila não o ajudou.

Nesse exemplo é possível ver que o garoto perdeu a confiança da vila inteira, por isso ninguém foi ajuda-lo. A confiança é a chave da interação humana, se um dos lados não confia no outro haverá um “ruído” a comunicação, mesmo que imperceptível na primeira vez que se vê, isso se revelará com o tempo.

A falta de confiança gera também um senso de competição nocivo em que, uma das partes tenta derrubar a outra para que possa sair por cima.

A importância da confiança nas equipes

Em uma equipe é necessário que as pessoas confiem umas nas outras e para isso é preciso de muita disciplina e muitos meios diferentes como dinâmicas, treinamentos e simulações em situações reais e etc.

Uma equipe altamente eficaz trabalha junto com confiança nos processos e entre si, mas nem todas as equipes tem toda essa confiança e acabam prejudicando as suas áreas mesmo que sem perceber.

Meios práticos são uma escolha muito boa para que as equipes de uma organização se destaquem no quesito da confiança, por exemplo: Um método antigo, porém muito eficaz é o da cadeira de pessoas, esse método é bem fácil, são necessárias 4 pessoas, 4 cadeiras e uma pessoas para retira-las. As pessoas devem se deitar nas pernas das outras e não perder a resistência, e confiar que as outras pessoas não perderão as delas.

Isso é apenas uma pequena dinâmica que vai direcionar uma conversa mais aprofundada sobre a confiança que o gestor deve ter com as suas equipes sobre confiança.

A importância da autoconfiança

Autoconfiança também é essencial para tudo na sua vida! Ter confiança em si mesmo é a chave para liderar, encarar os desafios diários, coordenar reuniões e etc.

Assim como aquele ditado “Gentileza gera gentileza.” Confiança também gera confiança, um líder confiante passa confiança para os seus colaboradores, colegas, familiares e entre muitos outros.

Ser confiante é um traço que todos estão procurando, todos querem criar amizades, conexões profissionais, relações amorosas e etc. com pessoas altamente confiantes e que inspiram confiança em tudo que fazem.

Como confiar, inspirar confiança e confiar em si mesmo?

Confiar nas pessoas é algo que muitas pessoas não conseguem fazer por algum problema no passado, ou por que foram ensinados assim. Mas isso pode ser revertido com muita mudança de comportamento! Seguindo esses 3 passos você conseguirá aumentar significativamente a sua confiança e a confiança que você inspira!

1. Seja Sincero

Seja honesto, não minta achando que isso por algum motivo te dará alguma vantagem. Diga a verdade mesmo que seja doloroso, falar a verdade é algo muito bom para conseguir a confiança das pessoas. Não manipule as pessoas nem deturpe fatos pois isso é muito ruim para todas as partes, pois eles perdem a confiança para você e você pode perder oportunidades de crescimento.

2. Corrija os erros cometidos

Erros acontecem o tempo todo e por todas as pessoas do mundo então quando cometer algum desculpe-se rapidamente após um erro que você cometer, demonstre humildade e não encubra nada.

3. Procure escutar

Muitas vezes nós apenas ouvimos para responder, mas não é esse o objetivo que devemos ter. O objetivo é ouvir para entender, diagnosticar e absorver aquelas informações. Não infira que sabe o que importa para os outros.

Conclusão

Há muitas maneiras de vermos a confiança, mas todas giram em torno do desenvolvimento da interação humana e auxilia na liderança. Esses 3 passos são apenas a ponta do iceberg do que se deve fazer para ser confiante, gerar confiança e confiar nas pessoas.

 

by: LUCAS SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *