chuva arrasta carro, alaga ruas e casas no DF; arco-íris coloriu céu após temporal

As fortes chuvas desta terça-feira (21) causaram estragos no Distrito Federal. Casas e ruas alagadas, congestionamentos e um carro arrastado pela água fizeram parte do cenário da capital. Porém, em meio ao caos, um arco-íris surgiu no centro de Brasília

Na Fercal, um carro foi arrastado por uma tromba d’água do Córrego Bananal. Testemunhas contaram que o veículo passava próximo ao local, quando foi levado pela correnteza.

Ainda segundo relato de pessoas que presenciaram a cena, o motorista e o passageiro do carro conseguiram sair sem ferimentos.

LEIA TAMBÉM:

No Guará, diversas ruas ficaram alagadas, o que gerou congestionamentos.  Na região do Lúcio Costa, a água chegou a invadir um estacionamento de um prédio e invadir casas da região rural, onde moradores precisaram usar baldes para tirar a chuva de dentro de casa.

A situação não foi diferente na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP). A via, que dá acesso à Águas Claras e ao Park Way, foi tomada pela água, gerando mais congestionamentos.

No Pistão Sul, em Taguatinga, a chuva também causou alagamento na via. Próximo à região, as ruas ficaram tomadas pela lama na manhã desta quarta-feira (22)

Beleza em meio ao caos

Para celebrar a chegada do verão, que começou nesta terça, Brasília ganhou um presente: um arco-íris. O fenômeno foi registrado durante à tarde, após as chuvas, entre o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty.

O arco-íris é um fenômeno ótico causado pela refração da luz solar nas gotas de água (chuva) presentes na atmosfera. A refração divide a luz solar, branca, em espectros coloridos que caracterizam o arco-íris.

O mesmo fenômeno pode ser reproduzido em outras situações através da refração de luz por um prisma de vidro.

Chegada do verão

Além das chuvas, esta terça foi marcada pelo início do verão em países do Hemisfério Sul, como Brasil, Argentina e Uruguai. O fenômeno é caracterizado pela inclinação máxima da parte Sul da Terra em direção ao Sol.

O verão vai até as 12h33 do dia 20 de março, quando começa o outono. No Distrito Federal, a estação é marcada por chuvas intensas e calor.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a estação, os dias são mais longos e, consequentemente, as noites mais curtas. Além disso, na capital, a estação deverá ser marcada por rajadas de ventos, trovoadas, e em alguns momentos, também há possibilidade de chuva de granizo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *