O GDF Presente e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estão trabalhando em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, focando a prevenção de entupimentos e alagamentos comuns no período chuvoso que se aproxima. Nas últimas semanas, todas as bocas de lobo das Asas Sul e Norte já foram limpas.
Nesta terça-feira, 4, durando reunião realizada pela Secretaria de Governo (Segov) com outros órgãos do GDF, a limpeza de bueiros foi um dos itens tratados como essenciais para a manutenção e conservação das cidades, que deve ser reforçado na estação das chuvas.
Segundo o secretário-executivo das Cidades, Valmir Lemos, o governo trabalha com prioridades, e agora é necessário fazer a limpeza das cidades articuladamente com os órgãos envolvidos.
“Não estamos encerrando um ano, mas dando continuidade a um trabalho iniciado há três anos e meio. Zeladoria é um trabalho contínuo. Temos aqui representantes das secretarias de Administração Penitenciária (Seape), de Agricultura (Seagri), Novacap, Detran, administrações regionais. É uma articulação institucional que se faz necessária. Olhem para a regional com muito carinho e muito critério. Aquilo que vocês realmente entenderem que é necessário e fundamental que seja feito agora, passem aqui para nós”, disse o gestor.
A manutenção das faixas de pedestres também integra o rol de ações elencadas como importantes para as próximas semanas. O trabalho já começou a ser feito: até o momento, 450 faixas foram lavadas para retirada de camadas de sujeira que tira a visibilidade da pintura.
De acordo com o gerente de Engenharia do Detran, Bruno Aurélio, o trabalho é feito com hidrojato e manualmente com vassouras. “Vamos continuar com as lavagens até que venham as chuvas de maneira contínua. Após o período chuvoso, será feita a reforma das faixas”, explicou.
Poda e roçagem, coleta de entulho, reforma de calçadas, ações para tapar buracos, recapeamento asfáltico e recuperação de estradas rurais foram ações abordadas na reunião e serão estratégicas para os órgãos, com a colaboração dos polos do GDF Presente e equipes do projeto Mãos Dadas, da Seape.
Para a estruturação do trabalho e mais eficiência das equipes, o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Flávio Araújo de Oliveira, solicitou que as administrações façam um levantamento e informem qual o apoio necessário para as ações de limpeza. “É necessário um planejamento prévio de cada RA para que possamos incluir no cronograma e otimizar o serviço”, disse.
Parcerias e ações articuladas
O trabalho de zeladoria foi recentemente reforçado com o aumento de reeducandos do Mãos Dadas, que passou de seis para dez equipes. Eles trabalham de acordo com o cronograma dos polos do GDF Presente nas cidades.
“Estamos hoje com 100 pessoas na rua trabalhando, um feito inédito para nós da Seape. Temos um projeto para reforma de parquinho e praças. Será uma mão de obra mais especializada, com pedreiros e serralheiros”, informou o gerente de Obras e Reparos da Seape, Hugo Alexandre de Azevedo.
O reforço das ações vem também da Novacap que está licitando e vai disponibilizar, em breve, mais de 10 mil tampas de bocas de lobo e outros materiais de drenagem. A companhia vai atuar em três frentes: com obras diretas, empresas contratadas e fornecendo material para as administrações regionais. Além disso, vai capacitar reeducandos da Seape para operarem com os rolinhos de compactação, usados nas operações para tapar buracos.