O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF), está construindo cerca de 180 mil metros quadrados de calçadas nas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) de nove regiões administrativas. As obras iniciaram em julho e são executadas por duas empresas contratadas, com investimento na ordem de R$ 26 milhões, oriundos de emendas parlamentares e do orçamento do Executivo.
Estão em andamento os serviços nas ADEs de Arniqueira, de Samambaia Sul e do Polo JK, em Santa Maria. Serão iniciadas em breve as obras das áreas de desenvolvimento econômico de São Sebastião, Recanto das Emas, Setor de Materiais de Construção de Ceilândia, Guará, Setor Placa das Mercedes, Núcleo Bandeirante e Gama.
“As calçadas são amplas, têm piso tátil e rebaixamento para cadeirantes”
Isabela Macedo Neri, diretora de Execução de Obras da Sedet
“As áreas de desenvolvimento econômico do DF são centros de geração de emprego e renda, reunindo dezenas de empresas em um único lugar. Nós temos o compromisso de implementar soluções práticas que garantam uma melhor mobilidade urbana nestes lugares, que muitas vezes enfrentam a falta de estrutura, para que a população tenha mais acessibilidade e segurança ao buscar os espaços, incentivando ainda a criação de mais negócios e postos de trabalho”, enfatiza Thales Mendes.
Os novos passeios foram projetados para atender as paradas de ônibus e facilitar os acessos de pedestres nas áreas externas e internas dos setores. São atendidas as normas técnicas de acessibilidade com largura mínima de dois metros, superfície regular, firme e com pisos e elevações táteis, o que garante a livre circulação pelo espaço, em especial, das pessoas com dificuldade de mobilidade.
“As calçadas são amplas, têm piso tátil e rebaixamento para cadeirantes. E quando tem árvores no caminho elas são preservadas; construímos as calçadas ao lado, continuando a rota”, explica a diretora de Execução de Obras da Sedet, Isabela Macedo Neri. Os trechos estão sendo erguidos em concreto usinado, material que oferece maior durabilidade e resistência, além de manutenção mais em conta.
Investimento em mobilidade
Na ADE de Arniqueira, as novas calçadas vão facilitar, principalmente, a subida e descida dos pedestres em direção às paradas de ônibus, que ficam às margens da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). “Estava muito ruim de caminhar até a parada, ainda mais no tempo de chuva, por causa das poças de água. Agora está bem melhor”, afirma o mecânico José Angel, 22 anos.
O pastor Sidney Melo, 73, também observa os impactos positivos dos novos passeios. Ele presta serviços de transporte e logística para empresas da região. “Essa parte de Arniqueira está ficando muito diferente, melhorando bastante. Percebo que as calçadas são bem acabadas, largas. Cabe a nós, população, ter responsabilidade e não passar com carro ou caminhão por cima para não quebrar”, comenta.
A intervenção gera em torno de 150 empregos, segundo o engenheiro da empresa contratada, Vanderson Alves. Ele conta que os empresários da área foram comunicados sobre a ação antes do início dos serviços. “Nós conversamos com os empresários e demonstramos a importância da obra tanto para os trabalhadores como para as demais pessoas que vêm aqui atrás de serviços, já que será mais fácil se deslocar entre um comércio e outro”.
O empresário Nival Fernandes Neto, 30, mantém um centro automotivo na região, em parceria com a família, há quase duas décadas. Ele relata que a estrutura urbana foi surgindo aos poucos. “Aqui era uma bagunça, mas aos poucos as coisas foram melhorando. Essas novas calçadas vão deixar nossa ADE mais bonita e até organizada, porque as pessoas e os ciclistas não vão ter que andar entre os carros mais, terão um espaço reservado para eles”, completa.