GDF marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com interatividade e consciência ambiental

O Museu Nacional da República será palco, até domingo (10), da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na edição deste ano, o principal evento de popularização da ciência do país traz como tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. A programação inclui palestras, oficinas, exposições, lançamentos de publicações, seminários, atividades culturais, entre outras atrações.

O Governo do Distrito Federal (GDF) está presente no evento com estantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), do Departamento de Trânsito e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF).

A Secti-DF participa com dois estandes, oferecendo uma arena gamer com pontos de entrega voluntária (PEVs) para recolhimento de lixo eletrônico. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, a feira é uma oportunidade de se atualizar sobre as novidades do ramo.

Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação: “Esse é um evento que populariza as carreiras de ciência e tecnologia. Muitas vezes, os estudantes ainda estão escolhendo o que querem fazer no futuro, em qual carreira querem se dedicar. E aqui é um espaço para ter experiências e conhecer mais sobre as carreiras da área”

“Esse é um evento que populariza as carreiras de ciência e tecnologia. Muitas vezes, os estudantes ainda estão escolhendo o que querem fazer no futuro, em qual carreira querem se dedicar. E aqui é um espaço para ter experiências e conhecer mais sobre as carreiras da área”, explica o titular da pasta.

O Planetário de Brasília também marcou presença na SNCT com atividades sobre astronomia e sobre o nanossatélite desenvolvido em Brasília, lançado recentemente ao espaço. “Estamos aqui para transmitir o conhecimento da astronomia, que está desde o passado trazendo inovação científica e contribuindo para o desdobramento de outras ciências, como a matemática, a física, a química”, defende o diretor Júlio Berbet.

Para a professora de informática Sylvana Santos, a SNCT é a oportunidade de se manter atualizada a respeito das novidades do mercado e de inspirar os estudantes

Já a Caesb, traz ao evento uma viagem ao mundo do saneamento básico e dos recursos hídricos por meio de tecnologias interativas. A jornada começa pela Minifestação de Tratamento de Água, uma réplica em miniatura das gigantescas estações de tratamento de água (ETAs) da Caesb. Nela, o visitante desvendará como essas unidades operaram para tratar e levar água a 99% dos imóveis regularizados da capital.

No espaço, também é possível participar de um tour 360º pelas unidades operacionais e mananciais da Caesb. O visitante ainda aprende brincando com o jogo Trilhas do Saneamento, um desafio interativo que testa o conhecimento dos jogadores sobre recursos hídricos, preservação ambiental, tratamento de água e esgoto.

“Estamos aqui para transmitir o conhecimento da astronomia, que está desde o passado trazendo inovação científica e contribuindo para o desdobramento de outras ciências, como a matemática, a física, a química”, explicou o diretor do Planetário de Brasília, Júlio Berbet

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, afirma que quem visitar o estande terá a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da companhia. “Investimos no aprimoramento dos nossos empregados e em tecnologia. Adotar, dominar e usar recursos tecnológicos é uma política de gestão que tem como objetivo maior melhorar a qualidade dos serviços que a Caesb presta à população do Distrito Federal”, defende.

SNCT 2024

A SNCT 2024 pretende destacar a biodiversidade única do Brasil, o conhecimento tradicional e o papel da tecnologia social. A programação busca contribuir para a divulgação de pesquisas, projetos inovadores e iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, destacando a importância da tecnologia social como ferramenta para enfrentar os desafios dos biomas brasileiros.

A estudante de biologia Andrielly Viana aproveitou a tarde para visitar a feira e elogiou a qualidade dos estandes

Promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro tem a participação de diversos centros de pesquisa, ministérios, entidades do setor e do Sistema S, organizações sociais e universidades.

O presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, destaca a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como uma oportunidade única de inspirar jovens para o mundo da inovação e da pesquisa.

“É uma excelente oportunidade para conectar tecnologia, educação e políticas públicas”, enfatiza. “Neste sentido, o trabalho da FAPDF é incentivar nos estudantes o gosto pela inovação, dar acesso a ferramentas digitais e orientá-los para as oportunidades do mercado, por meio de parcerias com a academia e de outras instituições de ensino”.

A estudante de biologia Andrielly Viana, 19 anos, aproveitou a tarde para visitar a feira e elogiou a qualidade dos estandes. “É muito importante levar conhecimento para o público, especialmente as crianças. A gente vê que muitas pessoas desconhecem os nossos biomas e esses eventos são bastante explicativos”, avalia.

Para a professora de informática Sylvana Santos, 51, a SNCT é a oportunidade de se manter atualizada a respeito das novidades do mercado e de inspirar os estudantes. “A gente sempre tenta trazer os alunos porque é nesse momento que eles conseguem assimilar, na prática, o conteúdo ensinado em sala de aula.”

Serviço
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024
– Data: 5 a 10 de novembro
– Horário: 8h30 às 17h
– Local: Área externa do Museu Nacional da República
– Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *