A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal alcançou 53,4% da população entre 20 e 29 anos da capital. O número representa 270,7 mil pessoas. As informações são referentes até segunda-feira (16) e foram divulgadas no Vacinômetro, da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
No grupo de jovens entre 25 e 29 anos, para o qual a campanha começou em 10 de agosto, 54,8% já iniciaram o ciclo de imunização. Já entre aqueles que têm de 20 a 24 anos, 52% receberam a primeira dose. A campanha para esse grupo começou em 12 de agosto.
Antes da abertura da imunização por idade, na semana passada, 18% dos jovens entre 20 e 29 anos já tinham sido imunizados, por terem comorbidades ou por fazerem partes de categorias profissionais beneficiadas na campanha, de acordo com dados da SES-DF.
As informações indicam que os jovens estão entre os públicos que mais procuraram a vacinação na primeira semana. O grupo de 30 a 34 anos, por exemplo, só alcançou a marca de 49,5% de imunizados duas semanas após o início da campanha.
“Parte importante do sucesso da vacinação nesta faixa etária está sendo a procura desses jovens”, afirmou Rocha.
Desde o dia 22 de julho, os atendimentos também passaram a ocorrer em esquema de mutirão, sem agendamento, o que deixou a campanha mais ágil. A partir desta terça-feira (17), o DF começa a vacinar pessoas de 18 e 19 anos. A aplicação das doses começa às 12h.
Com 60% da população atendida com a primeira dose, a capital é a 3º unidade da federação com maior cobertura vacinal. Desse total, 22,59% já tomaram a segunda dose ou receberam a vacina de dose única, da farmacêutica Janssen, e completaram a imunização.