DF ultrapassa 1 milhão de imunizados com 2ª dose ou aplicação única da vacina contra Covid

O Distrito Federal ultrapassou a marca de 1 milhão de imunizados com a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Até a noite deste domingo (12), 1.021.369 pessoas haviam completado o ciclo de imunização na capital. Dessas, 964.551 já receberam a segunda dose e 56.818 tomaram a vacina de dose única, da farmacêutica Janssen.

O DF está na 7ª posição nacional entre as unidades da federação com o maior percentual da população vacinada com a segunda dose, 33%. Em primeiro lugar é do Mato Grosso do Sul, com 48,89%.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o total de pessoas que completaram o ciclo de imunização quase triplicou em dois meses. Em 12 de julho, esse número era de 349.354, o que representa, portanto, uma alta recente de 176% no total de imunizados.

capital também registra um aumento no número de pessoas contempladas apenas pela dose única. Em 12 de julho, houve 19.726 atendimentos. Passados dois meses, esse total chegou a 56.818.

Segunda dose antecipada

No fim de julho, o DF iniciou a antecipação da segunda dose para quem recebeu imunizantes da Pfizer e AstraZeneca, como forma de fortalecer a proteção contra a variante delta, considerada mais transmissível. A medida pode ter contribuído com o aumento recente do total de imunizados na capital. Atualmente, está sendo contemplado o grupo que receberia o reforço até 24 de setembro.

Em coletiva de imprensa na última quinta-feira (9), o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afirmou que os postos da capital atenderam 4.680 pessoas com primeira dose entre 6 e 8 de setembro, enquanto que os atendimentos de segunda dose somaram 48.559 no mesmo período.

“Antes, nós tínhamos muito [atendimento de] primeira dose. E agora, essa inversão é muito interessante, mostra o interesse da nossa população na busca pela segunda dose”, destacou Valero.

Primeira dose

Em dois meses, o total de contemplados com a primeira dose dobrou. Em 12 de julho, quando a vacinação por idade estava aberta para pessoas com 48 anos, 1.008.863 pessoas tinham sido contempladas na primeira etapa da campanha.

Até este domingo, o número passou para 2.050.888 vacinados com a primeira dose. Atualmente, a campanha inclui adolescentes com 16 anos. Apesar de maior em números absolutos, a busca pela primeira dose ainda é proporcionalmente menor que pelo reforço. De julho a setembro, o total de contemplados aumentou 103%.

A Secretaria de Saúde estima que 150 mil pessoas que estão na idade atendida na campanha ainda não procuraram atendimento. Questionada, a pasta considera a possibilidade de que parte desta população já tenha buscado a aplicação em outras regiões do país, antes de ter acesso ao serviço nos postos da capital.

Ranking nacional

Na última semana de julho, a capital estava em 15º lugar no ranking que compara o público com imunização completa. Até a manhã desta segunda-feira (12), o DF ocupava a sétima posição. Sendo assim, subiu oito posições.

Já para a primeira dose, o DF está atualmente em 4º lugar, com 66,2%. A capital só se aproximou dos primeiros colocados após receber doses extras do Ministério da Saúde e iniciar os atendimentos sem a necessidade de agendamento.

A SES-DF espera a chegada de novas doses da vacina a partir de quarta-feira (15). A pasta planeja usar parte das remessas para reforçar a imunização de idosos com 70 anos, além de imunossuprimidos, com data a definir.

by: NATÁLIA BARBOSA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *