Saiba como cuidar dos cabelos no tempo frio e seco

Os dias secos frios, típicos do outono, época do ano em que estamos, e também do inverno – a próxima estação, podem ser bastante prejudiciais à saúde dos cabelos, e isso, geralmente, resulta em fios com aspecto ressecado, opaco e quebradiço. Mas alguns cuidados simples podem evitar esse problema.

Segundo a dermatologista Isabela Gomide, um dos principais vilões dos cabelos durante o inverno é o banho muito quentes, pois a alta temperatura da água retira o óleo do couro cabeludo, responsável pela proteção natural e lubrificação dos fios. “Os banhos muito quentes desidratam o cabelo, aumentam a queda e ainda podem provocar caspa. Além disso, com o frio, a tendência é ficar mais tempo sem lavar cabelo, e o fato de não transpirarmos ajuda a mantê-los cheirosos por mais tempo. Esse comportamento pode aumentar a oleosidade e deixar as madeixas com aquele visual engordurado”, explica a médica.

Outro hábito comum, porém prejudicial durante a época de frio é ingerir pouca água. A desidratação afeta a saúde de forma geral, mas, no caso dos cabelos, provoca o enfraquecimento e a diminuição do brilho natural. “No inverno, a nossa tendência é consumir mais gordura e menos água, o que aumenta a produção de sebo e predispõe à seborreia”, diz a especialista.

Dicas essenciais para manter os cabelos saudáveis durante o inverno, de acordo com Isabela Gomide:

  • Hidratação: utilize xampu e condicionador de boa qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo. Hidrate os fios com regularidade
  • Alimentação: prefira alimentos ricos em proteínas e evite consumir gorduras e açúcares em excesso
  • Banho: evite temperaturas elevadas e banhos prolongados. A água morna é a ideal
  • Secador: utilize um protetor térmico ou reparador de pontas antes de secar os cabelos. Não coloque a temperatura no máximo e nem aproxime o aparelho demais dos fios
  • Hora de dormir: não durma com o cabelo molhado, a umidade enfraquece o cabelo e predispõe à queda

 

by:  LUCAS SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *