1. UMA GRANDE METRÓPOLE

Paris tem mais de 2,2 milhões de habitantes. Mas se contar com a região metropolitana, soma mais de 11 milhões.

2. BERÇO DE ATRAÇÕES INCRÍVEIS

A cidade possui atrações turísticas conhecidas por todo o mundo. Começando pela icônica Torre Eiffel, construída em 1889, sendo a construção mais alta de Paris até 1973.

Além da Torre Eiffel, a cidade reúne muitos museus com obras de arte renomadas e artefatos históricos de milhares de anos! Você não pode deixar de visitar pelo menos o mais famoso deles, o Louvre.

Sem contar que Paris ainda possui edifícios arquitetônicos incríveis, como a Catedral de Notre-Dame e a basílica de Sacre Coeur. Você ainda poderá se divertir pelo bairro de Montmartre, visitando o Moulin Rouge ou os restaurantes e bares da região.

3. HÁBITOS PARISIENSES

E se você deseja curtir Paris como um autêntico parisiense, não deixe de explorar a gastronomia local e experimentar a variedade doces finos, pães e queijos que a cidade oferece. Não se esqueça também de curtir o final da tarde às margens do Rio Sena em uma das ruas com seus charmosos cafés nas calçadas.

4. A CAPITAL MAIS VISITADA DO MUNDO

Você sabia que todos os anos Paris recebe mais de 40 milhões de visitantes? E pasme, o monumento mais visitado da cidade não é a Torre Eiffel! A Catedral de Notre-Dame é atração que mais recebe turistas na cidade.

5. ONDE TUDO COMEÇOU

Paris nasceu na Île de la Cité, uma ilha na beira do rio Sena, onde fica a Catedral de Notre-Dame. E antes da cidade levar esse nome, os romanos chamavam Paris de Lutetia.

Na época em que os romanos chegaram por lá, não existia uma cidade e sim uma vila de pescadores às margens do Rio Sena. Quando o rio enchia, acabava deixando a vila coberta de lama, por isso, o nome Lutetia, que significa “lama” em latim.

6. INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Informações turísticas podem ser encontradas no Office de Tourisme, que fica na 25, Rue des Pyramidis, metrô Pyramidis (aberto de segunda a sábado, das 10h às 19h e domingos, das 11h às 19h).

Na oficina de turismo você pode fazer reserva de hotéis, compra de ingressos para algumas atrações e passes de metrô/ônibus e informações sobre concertos e espetáculos em geral.

7. PARIS MUSEUM PASS

Se você for ficar em Paris por vários dias, vale a pena comprar o Paris Museum Pass, um passe válido para mais de 60 atrações em Paris e arredores. Custa entre 30 e 60 euros por dois, quatro ou seis dias. Está à disposição nas centrais de informação turística, na livraria Fenac e em algumas estações de metrô.

E para mais dúvidas sobre as atrações da cidade, esse site reúne boas informações sobre Paris:  www.parisinfo.com.

8. TRANSPORTE PÚBLICO

O metrô de Paris está dividido em zonas, marcadas do centro à periferia. As zonas um e dois reúnem os principais pontos turísticos da cidade. O preço da passagem custa 1,40 euros se for avulso é 10,90 euros por 10 viagens.

Atenção: conserve o seu ticket até o fim da viagem, ele comprova que você utilizou o sistema. Em algumas estações ele é necessário para sair e também para apresentar aos fiscais que podem cobrá-lo nos trens e corredores da estação.

O metrô funciona das 5h30 à 1h. Nos sábados, até as 2h15. O mesmo ticket do metrô serve para o ônibus, mesmos preços, com validade de 1 hora.

9. BIKEFRIENDLY

Após passar anos sendo uma cidade apenas de carros, táxis e ônibus, Paris no final dos anos 1990 acabou transformando a forma de locomoção dos seus moradores. A cidade implementou vários quilômetros de ciclovias, hoje totalizando mais de 440km de vias para ciclistas.

Os moradores e o meio ambiente agradecem!

10. A TORRE EIFFEL ERA PARA SER UMA CONSTRUÇÃO TEMPORÁRIA

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para demonstrar a superioridade tecnológica da França durante a Feira Mundial daquele ano. A ideia era que ela fosse desmontada 20 anos depois da sua inauguração.

E nos seus primeiros anos de existência, a torre era muito impopular. A imprensa e várias figuras intelectuais diziam que o monumento era uma “monstruosidade inútil”. Mas pelo visto com o tempo os parisienses foram se acostumando com o monumento e hoje ele é um dos pontos turísticos mais icônicos do mundo

 

by: LUCAS SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *