A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) investiga o desaparecimento de gatos que vivem em colônia no Setor de Clubes Esportivos Norte, em Brasília. Voluntárias que cuidam dos animais notaram o sumiço há cerca de três semanas e decidiram procurar a Polícia Civil.
Membro da Comissão de Defesa de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a advogada Ana Paula Vasconcelos diz que acompanha o caso.
“Existe um forte indício de que os gatos estão sendo vítimas de crime de maus-tratos. Então, precisamos elucidar essa situação. A população precisa entender que esses animais, tido como comunitários, de vida livre, têm direitos a viver no meio-ambiente”, disse.
Desaparecimento e armadilhas
O grupo de três voluntárias monitora 38 animais, sendo que 34 já foram castrados. Todos os dias elas alimentam os gatos com ração e água.
Nas últimas semanas, no entanto, as mulheres perceberam que o número de gatos diminuiu e encontraram uma armadilha para capturá-los: uma rede e alimento como isca.
CPI contra maus-tratos
No início de setembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de maus-tratos contra animais.
O deputado distrital Daniel Donizet (PL) é o presidente, enquanto Robério Negreiros (PSD) ocupa a vice-presidência. Roosevelt Vilela (PSB) foi designado como relator.
A CPI quer analisar casos que tiveram destaque para se houve punição de autores e se as investigações foram conduzidas de forma correta.
by: LUCAS SANTANA