Catedral limpa e arrumada para feriado de 12 de outubro

Um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital federal, a Catedral Metropolitana de Brasília, está recebendo serviços de limpeza, ajustes e manutenção das áreas externas em preparação para as celebrações do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, no próximo dia 12 de outubro.

Além de feriado nacional, a data também tem um significado muito especial para os fiéis de Brasília e para os frequentadores do local, que se chama Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com a Arquidiocese de Brasília, são esperadas cerca de dois mil fiéis nas quatro missas que serão realizadas para celebrar a data.

O GDF Presente está no local desde o início da semana executando diversas ações de melhoramento, como fresagem das calçadas, limpeza dos jardins em torno da Catedral e lavagem do túnel de acesso à via N1 com a utilização de um caminhão hidrojato. A equipe é formada por 20 reeducandos do programa Mãos Dadas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

Nos arredores da Via S2 – que dá acesso ao local – e da Cúria Metropolitana, vizinha à igreja, foram recolhidas cerca de 10 toneladas de lixo verde e entulhos. O estacionamento também passou por manutenção: homens da Novacap lavaram e fizeram o recapeamento do piso com o uso de 2,5 toneladas de massa asfáltica.

A Vigilância Ambiental foi outra a colaborar com os preparativos. O órgão realizou o fumacê no túnel e nos estacionamentos a fim de eliminar eventuais focos do mosquito transmissor da dengue.

O coordenador do Polo Central Adjacente III do programa, Alexandre César, destaca a importância do trabalho que está sendo executado no local. “Os brasilienses têm a Catedral como um símbolo de orgulho e fé, e ficamos honrados de poder ajudar a preparar esse monumento para uma data tão importante, como o Dia de Nossa Senhora Aparecida”, afirma.

O padre João Firmino, pároco da Catedral de Brasília, agradeceu os serviços prestados pelo GDF Presente. “Manifesto a todas as pessoas essa segurança que tanto o GDF quanto a Arquidiocese estão fornecendo aos fiéis e turistas para que vejam que realmente há um cuidado especial”, ressalta.

Elogios também por parte dos comerciantes que trabalham no ponto turístico, como o artesão Pedro Fernandes, 53 anos, que vende seus produtos na antiga feirinha, logo na entrada. “Essa faxina geral é muito boa para os turistas e para nós que trabalhamos por aqui. Ninguém gosta de lugar mal cuidado. O governo está de parabéns”, reforça.

 

by: LUCAS SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *