Versátil e deliciosa, a jabuticaba é uma fruta pequena, de cor roxa bem escura e polpa branca. Quem se depara com uma jabuticabeira certamente fica fascinado pela forma com que as frutinhas crescem grudadinhas umas nas outras no tronco da árvore.
Você é fã de jabuticaba? Quer conhecer melhor essa fruta saborosa? Então, continue a leitura e aventure-se pelas curiosidades sobre a jabuticaba!
1. Seu nome vem do tupi
Originária da Mata Atlântica, a jabuticaba tem raízes totalmente brasileiras. Sendo assim, seu nome vem do tupi, podendo ter dois significados diferentes.
O primeiro vem de jabuti (como o réptil) + caba (gordura), ou seja, “gordura de jabuti”. O segundo sentido do nome, por sua vez, significa iapoti kaba, algo que pode ser traduzido como “frutas em botão”, em referência à forma com que a jabuticaba cresce na árvore.
2. Seus benefícios são riquíssimos
Se você se preocupa em manter uma alimentação saudável, pode cair de boca na jabuticaba! Sua polpa branca possui poucas calorias e carboidratos. Por outro lado, ela é riquíssima em vitamina C, vitamina E, ácido fólico, niacina (combate a diarreia), tiamina (fortalece o sistema nervoso) e riboflavina (acelera o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, além de fortalecer a saúde dos olhos, da pele, da boca e do cabelo).
Como se fosse pouco, a jabuticaba ainda esbanja minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.
Quer mais? A jabuticaba é tão saudável que até sua casca faz bem! Ela é rica em antocianidina, ou vitamina R, substância ainda mais potente que as vitaminas E e C. A antocianidina contém propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres.
3. Ela deve ser consumida rapidamente
Muito rica em açúcar, a jabuticaba fermenta alguns dias após sua maturação. Por isso, a frutinha deve ser consumida logo após a colheita. Afinal, se a fermentação tiver início, as propriedades nutricionais e até o gosto da jabuticaba podem sofrer alterações.
Se o consumo imediato não for possível, lave-as, seque-as bem e guarde as frutas em um recipiente bem fechado, que deve ser armazenado na geladeira. Mesmo assim, elas duram apenas entre três e cinco dias após a colheita.
Normalmente, o período entre a floração e a maturação da jabuticaba é de 40 dias.
4. Estrela de festivais no Entre Trilhas e no Entre Serras
O estado de Minas Gerais ama jabuticaba, mas Sabará é definitivamente o reino da fruta. A cidade, que faz parte do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas organiza anualmente um Festival Gastronômico em sua homenagem!
A maior produtora de jabuticabas do estado investe em uma variedade impressionante de produtos produzidos a partir da fruta. Durante o festival, cuja entrada é franca, as barracas vendem os tradicionais picolés, tortas e geleias de jabuticaba. Mas também há espaço para itens mais inusitados, como linguiça, licor, sorvete e molho de pimenta.
Tem até um delicioso vinho de jabuticaba! As próprias frutinhas frescas, é claro, também reinam no festival. Demonstrando a famosa hospitalidade mineira, diversos moradores da cidade “alugam” seus pés de jabuticaba para que os visitantes possam ter a experiência de colher a fruta e experimentá-la fresquinha. Imperdível!
Este ano o festival de jabuticaba será realizado de 15 a 18 de novembro e contará com diversas atrações entre elas cozinha show e atrações culturais. Em breve a programação completa estará em nosso site.
O roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça também utiliza a fruta na produção do famoso vinho de jabuticaba, que dá nome a umas das festas mais esperadas do roteiro, a Festa do Vinho. A “festaduvin”, como é carinhosamente chamada, é realizada geralmente no mês de maio no centro histórico de Catas Altas, aos pés da Serra do Caraça. É uma época do ano bem fria e que deixa o clima do evento ainda mais especial.
No Festival Sabores do Morro realizado no Morro d’Água Quente – distrito de Catas Altas, todo segundo sábado do mês, é possível conhecer os produtores do vinho de jabuticaba e experimentar vinhos, licores e outras delícias que são produzidas com a fruta.
5. Ela pode ser consumida de várias formas
Como deu para perceber no tópico anterior, a imaginação é o limite quando o assunto é a jabuticaba. E lembra do que falamos sobre as propriedades saudáveis tanto da polpa quanto da casca? Por isso, o ideal é utilizar sempre a fruta inteira na hora de preparar suas delícias, inclusive sucos e geleias.
O mesmo vale para quem for comer a frutinha em si. Nada de descascá-la! Aliás, uma das melhores formas de deliciar a jabuticaba é comê-la direto do tronco, imediatamente após a colheita. Nada se compara à jabuticaba fresquinha e madura!
by: LUCAS SANTANA