O coco é uma fruta rica em gorduras boas e pobre em carboidratos, que traz benefícios para a saúde como dar energia, melhorar o trânsito intestinal e fortalecer o sistema imunológico.
O valor nutritivo do coco depende se a fruta está madura ou verde, apresentando de maneira geral excelente teor de sais minerais, como potássio, sódio, fósforo e cloro, fazendo com que sua água funcione como uma excelente bebida isotônica no pós-treino.
Assim, essa riqueza de nutrientes do coco traz os seguintes benefícios para a saúde:
- Ajudar a emagrecer, por ter pouco carboidrato e ser rico em fibras, o que aumenta a saciedade;
- Melhorar o funcionamento intestinal, por ser rico em fibras;
- Atuar como antioxidante e prevenir doenças, por ser rico em vitamina A, C e E;
- Fortalecer o sistema imunológico, por conter ácido láurico, que previne a proliferação de fungos, vírus e bactérias;
- Repor minerais que são perdidos durante a atividade física, por conter zinco, potássio, selênio, cobre e magnésio.
O coco verde, normalmente vendido nas praias, é rico em água e sua polpa é mais macia e menos volumosa que a do coco maduro. Além da polpa e da água, também é possível extrair o óleo de coco e fazer o leite de coco.
Além de poder ser consumido fresco, o coco pode ser utilizado em receitas de bolos, doces e biscoitos, além de poder ser adicionado em vitaminas e iogurtes.
Como fazer leite de coco caseiro
O leite de coco é saboroso e rico em gorduras boas, além de não conter lactose e poder ser consumido por pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca. Ele tem ação digestiva, antibacteriana e antioxidante, ajudando a prevenir doenças e a melhorar o funcionamento intestinal.
Ingredientes:
- 1 coco seco
- 2 xícaras de água quente
Modo de preparo:
Ralar a polpa do coco e bate no liquidificador ou mixer por 5 minutos com a água quente. Em seguida, coar com o auxílio de um pano limpo e guardar em frascos limpos e com tampa. O leite pode ser armazenado na geladeira de 3 a 5 dias ou congelado
by: LUCAS SANTANA