Criação do Hot Dog
Para contar sobre a invenção do Hot-dog, primeiro precisamos falar da invenção da Salsicha. Os primeiros relatos da criação da salsicha sugerem que foi criada a mais de 500 anos na Alemanha, o açougueiro Johann Georghener da cidade de Coburg levou a sua criação para a cidade de Frankfurt onde ficou conhecida. Os moradores de Viena na Áustria (Wien em alemão) reivindicam o crédito pela invenção, porém não há nenhuma prova além do próprio nome de cidade: wiener = salsicha (em inglês).
Popularização do Hot Dog
Apesar da origem europeia, a salsicha se popularizou nos Estados Unidos, sendo o imigrante alemão Charles Feltman o responsável por leva-la à região. As salsichas se popularizaram nos Estados Unidos ainda no século XIX, mas foi em 1904, em Saint Louis aconteceu o fato mais inusitado. um tradicional vendedor de salsichas oferecia luvas para seus clientes, a ideia era recolher e lava-las para reutilizar, porém a maioria desses clientes não devolvia. A solução foi, juntamente com o seu cunhado padeiro, colocar as salsichas no meio de um pão pequeno e bem simples.
Outro fator determinante para a popularização das salsichas nos Estados Unidos foi a sua ligação com o Beisebol. Chris Von de Ahe, dono de um bar em St Loius e também dono do time de beisebol St Louis Browns, resolveu introduzir a venda nos locais dos jogos e a mania pegou e se espalhou por todo o país virando um grande tradição entre os amantes do esporte.
O nome “Hot-dog” surgiu no Polo Grounds, estádio do tradicional time de beisebol do New York Giants. Em um dia de frio o responsável pela a alimentação do local estava com poucas vendas de refrigerantes e sorvetes, então ele resolveu comprar uma grande quantidade de salsichas e pães para atender os seus clientes oferecendo ‘salsichas “dachshound” quentes’. As vendas foram enormes e o slogan ouvido por um jornalista local acabou dando origem ao nome do lanche e a imagem ilustrada de um cão da raça ‘dachshound’ no meio do pão, que fez um enorme sucesso e se espalhou por todo país.
Hot Dog No Brasil
Por volta de 1926 o empresário Francisco Serrador, idealizador da famosa Cinelândia, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, começou a venda de cachorro quente em seus cinemas. o lanche ficou conhecido na região e inspirou até marchinha de carnaval, porém a grande popularização do cachorro quente no Brasil foi na segunda guerra, período em que o Brasil sofreu uma grande influência da cultura americana.
Curiosidades Sobre Hot Dog
Os Estados Unidos consomem por volta de 20 bilhões de Hot-dogs por ano, o equivalente a mais de 50 por pessoa. No Havaí, se tornou conhecido como Puka Dog e tem a adição do abacaxi à receita; já na Suíça ele se tornou uma espécie de mistura entre o Hot-dog padrão e a pizza.
Na China, o cachorro quente é inserido em pães quentes, que se parecem com os pães caseiros feitos no Brasil, inclusive, o Hot-dog ao estilo chinês pode ser consumido facilmente no Brasil em lanchonetes fundadas pelos imigrantes chineses por aqui.
Na Guatemala ele apresenta algumas variações, sendo que uma das mais conhecidas é chamada de “Durty Dog” (cachorro sujo) e se parece com o sanduíche brasileiro com alface, tomate, mostarda e outros ingredientes. Aqui no Brasil podemos encontrar as mais variadas combinações, cada região do país adotou a sua, integrando o lanche a cultura local.
O cachorro quente é mais um dos itens que fazem parte do cardápio da Milk & Mellow, além do Hot dog tradicional no estilo americano você pode optar pelo Hot dog Milk & Mellow servido com queijo prato, bacon e molho agridoce, ambos acompanhados de batatas chips.
by: LUCAS SANTANA