Ex-ministro Gustavo Rocha assume chefia da Casa Civil do DF após pedido de demissão de Valdetário Monteiro

Após o pedido de demissão, na manhã desta quinta-feira (18), do chefe da Casa Civil do DF Valderário Monteiro, uma edição extra do Diário Oficial, publicada durante a tarde,confirma o novo nome que vai coordenar a pasta. Trata-se de Gustavo Rocha, ex-ministro dos Direito Humanos de Michel Temer, que estava no comando da Assessoria Especial de Estratégia do GDF (saiba mais abaixo).

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse ao G1 que a exoneração de Monteiro foi “a pedido e por problemas pessoais, de saúde na família”. O ex-chefe da Casa Civil é amigo pessoal, “de longa data” do governador.

“A pressão aqui no governo é muito grande, então, [junto aos problemas pessoais] chega a um nível de estresse fora da normalidade”, explicou Ibaneis.

Ibaneis afirmou que Valdetário “mesmo sendo um cearense, ajudou o Distrito Federal sobremaneira. Criou um relacionamento aqui com todos os deputados, com todos os servidores, com a maior qualidade”, disse.

Ainda de acordo com o governador, Valdetário foi convidado por ele para trabalhar no seu escritório de advocacia. “Acredito que ele vai aceitar”, disse.

Novo chefe da Casa Civil

Gustavo Rocha, no novo chefe da Casa Civil, iniciou a gestão de Ibaneis ocupando o cargo de secretário de Justiça e Cidadania. Em março deste ano, passou a comandar a Assessoria Especial de Estratégia do GDF.

“É um advogado muito preparado. Tem um largo conhecimento junto ao Poder Judiciário, junto ao Ministério Público, tem uma boa atuação junto à Câmara Legislativa. Tem todos os requisitos que tinha o Valdetário. Então, no time, mudam-se as peças, mas o trabalho continua”, disse Ibaneis.

Questionado sobre a importância da Casa Civil em meio à pandemia do novo coronavírus, o governador citou a pasta entre “as três mais importantes”, ao lado da Secretaria de Saúde e da secretaria de Governo, que tem o secretário José Humberto Pires afastado por ter contraído a Covid-19.

“Ali, [na Casa Civil] nós temos toda a interlocução com todos os setores.”

Segundo o governador, as secretarias trabalham de forma integrada. “Eu busquei fazer isso ao longo do primeiro ano, mostrando que a integração traz mais resultados. Então, todo mundo aqui está andando muito bem”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *