A votação para a escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal (OAB-DF), está marcada para começar às 10h deste domingo (21), com término previsto para às 18h. O resultado deve sair no mesmo dia.
Ao todo, 35 mil advogados estão aptos a participar do processo de escolha e, pela primeira vez, em 61 anos, a votação será feita pela internet “seguindo todos os critérios de segurança e auditabilidade, de modo que garanta o sigilo e integridade do voto de cada eleitor”, diz a OAB-DF.
“A votação virtual permite a participação dos eleitores a partir de qualquer dispositivo com acesso a internet como computadores, smartphones e tablets”, diz a OAB-DF.
Quem tiver dificuldade, pode procurar um dos quatro postos abertos no DF para votar presencialmente (leia mais abaixo).
LEIA TAMBÉM:
Votação online
Passo a passo para eleições on-line OAB-DF 2021 neste domingo (21) — Foto: Arte g1
Para votar, é preciso estar com a inscrição ativa e em dia com as contas da entidade. Pela plataforma online, os advogados podem acessar ou conferir o cadastro e, ainda, atualizar os dados por meio de certificado digital ou biometria facial.
As seccionais de Santa Catarina (OAB/SC); do Rio Grande do Sul (OAB/RS); do Maranhão (OAB/MA) e do Paraná (OAB/PR) também realizarão eleições on-line.
A votação é obrigatória, sob pena de multa equivalente a 20% da anuidade integral em vigor. Quem não votar, deve justificar por escrito e submeter para análise da diretoria da OAB/DF pelo site da entidade.
Desde a última terça-feira (16), o advogado que votar no DF pode gerar uma senha para votar. Segundo a OAB, a medida não é obrigatória, mas serve para dar agilidade na validação da identificação. O processo para gerar a senha é feito seguindo o passo a passo na página das eleições (veja imagem acima).
Quem são os candidatos à presidência da OAB-DF
- Renata Amaral
Renata Amaral, candidata à presidência da OAB-DF — Foto: Arquivo pessoal
Renata Amaral, de 40 anos, é advogada com especialização em direito privado. Atua há mais de 15 anos e, principalmente, nas Cortes Superiores e nas causas envolvendo direito das mulheres e violência de gênero.
É cofundadora do primeiro escritório feminista do Distrito Federal e atual presidente da Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero e Raça. Foi Conselheira Seccional e ocupou os cargos de Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais e da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF.
by: Lucas Santana