Dia Mundial de Luta contra Aids: maioria dos casos notificados no DF é de jovens entre 20 e 29 anos

O Distrito Federal tem cerca de 12 mil pessoas com HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana) ou Aids em tratamento, segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Entre 2016 e 2020, a capital federal teve 526 mortes e 3.536 novos casos.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde85% dos infectados no DF são homens. A maioria das pessoas vivendo com o vírus tem entre 20 e 29 anos – são 1.535 casos, ou seja, 50% do total

No Dia Mundial de Luta contra Aids celebrado nesta quarta-feira (1º), um dos maiores desafios é fazer com que a população jovem invista em prevenção e procure tratamento precoce, para não contrair o vírus ou conviver com ele sem desenvolver a Aids – a forma mais grave da doença –, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde do DF, Beatriz Maciel Luz.

“Muitos jovens veem a doença como uma outra qualquer, e não enxergam o impacto como o pessoal mais velho, que sofreu na década de 1980. Com isso, eles às vezes acabam negligenciando as estratégias de prevenção”, diz a médica.

Nesta quarta-feira, a Secretaria da saúde do DF começa a campanha Dezembro Vermelho com alertas sobre o tema.

by: Lucas Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *