A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da operação Hércules para desarticular uma organização criminosa que roubava carros no Distrito Federal e na região do Entorno e revendia os veículos pela internet. Até a última atualização, sete suspeitos haviam sido presos.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas regiões de Planaltina, Samambaia DF e Santa Maria, no DF, além de Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia, em Goiás.
Segundo as investigações, o grupo mirava caminhonetes e carros de luxo. Após o crime, a quadrilha confeccionava documentos falsos e placas frias para esses veículos e, então, repassava os veículos para receptadores em Goiânia.
Para chamar a atenção, os suspeitos faziam vídeos sobre os automóveis e postavam nas redes sociais.
Em uma gravação obtida pela polícia, um suspeito mostra uma série de carros supostamente roubados enfileirados em um pátio. Com som alto, ele ostenta as características do veículo, “ó a brutona, primo” e exibe uma arma e um boné de marca.
De acordo com o delegado Bruno Ehndo, que investiga o caso, os detidos vão responder por organização criminosa, receptação, roubo, adulteração de sinal identificador de veículo, além de falsificação de documentos.
O caso é investigado pela Divisão de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos da Coordenação de Roubo ao Patrimônio (Corpatri).