Projeto oferece atividades gratuitas de canoagem, dança e yoga para pessoas com deficiência no DF

Um projeto social do Distrito Federal vai promover atividades esportivas, de lazer e atendimento psicossocial para pessoas com deficiência, a partir do dia 22 de janeiro (veja datas abaixo). A ação, coordenada pela atleta Andrea Pontes, é itinerante e vai passar por Ceilândia, Samambaia, Plano Piloto e Guará.

As ações ocorrem aos sábados e domingos, e os interessados podem se inscrever, de graça, pelo siteNão há restrição de idade para participação. A iniciativa vai oferecer estruturas adaptadas às pessoas com deficiência para aulas de:

  • Canoagem
  • Stand Up Paddle (SUP)
  • Yoga
  • Tiro com arco
  • Tênis de mesa
  • Teqball (futebol de mesa)
  • Dança
  • Organização de hortas comunitárias

As atividades são realizadas pela Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA). Para as modalidades aquáticas, está sendo montada uma piscina, dentro de um contêiner. A expectativa do projeto é atender até 3 mil pessoas — 50 em cada modalidade, diariamente — entre janeiro e maio deste ano.

Todas as atividades terão acompanhamento e orientação de professores e instrutores. A iniciativa também vai oferecer apoio social com atendimentos de psicólogos e assistentes sociais aos participantes.

LEIA TAMBÉM:

Pessoas que não têm nenhuma deficiência também podem participar. No entanto, precisam doar 1 quilo de alimento não perecível ou pagar R$ 10, na entrada do evento.

Acessibilidade

Presidente da UNA e responsável pelo projeto, a atleta Andrea Pontes, de 38 anos, explica que a ação surgiu para oferecer alternativas de atividades para as pessoas com deficiência. Ela faz parte da seleção brasileira de paracanoagem e é campeã sul-americana de 2021 na modalidade.

“A maior proporção de pessoas com deficiência no DF vive em regiões de média-baixa e baixa renda. É importante que as iniciativas adaptadas e acessíveis sejam do alcance de todos. Brasília vem se destacando pela preocupação com a inclusão”

A atleta ressalta que as atividades físicas trazem inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental, e, no caso das pessoas com deficiência, estimulam ainda autonomia e independência, além de ajudar na reabilitação e no emocional, com socialização, fortalecimento de vínculos, melhoria da autoestima e redução da ansiedade, estresse e depressão.

A ação conta com o apoio das secretarias de Esporte, Turismo, das administrações regionais e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF).

Serviço

UNA Experience

  • Ceilândia
    Quando: 
    22 de janeiro a 6 de fevereiro
    Onde: Setor M Cnm 1 Bl I – Ceilândia Centro (em frente ao Restaurante Comunitário)
  • Samambaia
    Quando: 2 de fevereiro a 27 de fevereiro
    Onde: Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia – Vila Olímpica, QN 319, Samambaia Sul
  • Plano Piloto
    Quando: 
    5 de março a 3 abril
    Onde: Museu da República – Conjunto Cultural da República – Brasília /DF
  • Guará
    Quando:
     30 abril a 15 de maio
    Onde: Estacionamento do Ginásio do CAVE – ao lado da Administração e Feira do Guará

Horário: 9h às 18h

Inscrições gratuitas no site, para pessoas com deficiência. Pessoas sem deficiência devem doar 1 kg de alimento não perecível ou R$ 10 para participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *