Um novo serviço foi incorporado ao trabalho do programa GDF Presente. Além das ações de zeladoria nas ruas, agora a equipe confecciona tampas de boca de lobo. O objetivo é dar agilidade ao processo de substituição dos bueiros nas regiões administrativas.
O trabalho começou há cerca de duas semanas e é feito nas administrações regionais. Até o momento, a fabricação ocorre em duas regiões administrativas: Gama e Santa Maria, áreas que integram o Polo Sul II. “Tive uma conversa com o secretário de Governo, José Humberto Pires, e ele aceitou a ideia. Começamos nessas duas RAs, mas a intenção é levar para outros polos e regiões”, explica o coordenador do Polo Sul II do programa, Rodrigo Caverna.
Confeccionadas com areia lavada, brita, ferro e cimento, as tampas são montadas em uma fôrma padronizada, em uma estrutura colocada nas administrações das cidades. “É muito bom porque agiliza o trabalho. Se uma tampa está quebrada, já podemos trocar de forma rápida”, completa. Além disso, quando possível, a equipe do GDF Presente faz o reaproveitamento do ferro das tampas antigas para a fabricação das novas.
Os itens já estão nas ruas. Em Santa Maria, as tampas foram utilizadas na QR 301 e no Condomínio Porto Rico. “Iniciamos há duas semanas a fabricação de tampas e, até o momento, já foram feitas 15 estruturas de concreto, que já estão sendo instaladas na cidade. Esse equipamento tem como função evitar qualquer acidente com pedestres e motoristas, mas principalmente impedir alagamentos na cidade”, afirma a administradora de Santa Maria, Marileide Romão. “Consideramos a manutenção e a troca dessas bocas de lobo necessárias por toda Santa Maria”.
No Gama, o serviço também está funcionando. Quem também tem gostado do trabalho é a administradora do Gama, Joseane Feitosa. “É bem mais rápido e efetivo. Você fabrica rápido e já resolve o problema, pensando justamente na nossa população”, diz.