Morreu, nesta quinta-feira (8), a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, monarca britânica mais velha de todos os tempos e que ficou 70 anos no poder. Mais cedo, ela havia sido colocada sob supervisão médica, e membros da família foram chamados para encontrá-la na Escócia.
Segundo a nota do Palácio de Buckingham, que informou a morte da rainha, a monarca faleceu tranquilamente.
A rainha estava sofrendo desde o final de 2021 com problemas de mobilidade, e por isso, vinha usando uma bengala. Desde outubro do ano passado, também diminuiu sua presença em eventos oficiais, e chegou a passar uma noite no hospital – a primeira internação desde 2013. No início deste ano, a monarca testou positivo para a covid-19, mas se recuperou.
Na última terça-feira (6), a rainha nomeou Liz Truss como primeira-ministra britânica, encontro que aconteceu no Castelo de Balmoral, a residência de verão da rainha na Escócia, que fica quase 800 km ao norte de Londres. Normalmente, esse tipo de cerimônia acontece no Palácio de Buckingham.
Elizabeth II tinha uma reunião virtual marcada com ministros na última quarta-feira (7), mas foi aconselhada por médicos a cancelar.
Seu filho mais velho e herdeiro, o príncipe Charles, e seu neto, o príncipe William, viajaram até o castelo para encontrá-la após o alerta médico, assim como outros membros da família, como Harry e a mulher, Meghan, que residem nos Estados Unidos, mas estavam visitando o Reino Unido.
Trajetória
Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, em 21 de abril de 1926. Ela era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. Ela era apenas a terceira na linha de sucessão, atrás de seu tio e seu pai.
Em 1936, com a morte de seu avô, seu tio Edward VIII assumiu o trono, mas abdicou do poder antes de completar um ano, para casar-se com uma norte-americana. Foi então que seu pai, Rei George VI, assumiu o trono.
Com apenas 10 anos, em 1936, Elizabeth se tornava a primeira na linha sucessória do trono. A princesa se casou com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca, em 1947, com quem teve quatro filhos. A partir de 1951, já com 25 anos, começou a representar o paiem diversos compromissos oficiais enquanto ele estava doente.
Em 1952, com a morte do pai, tornou-se a Rainha Elizabeth II, monarca mais longeva da história do Reino Unido.