O governo federal autorizou, nesta terça-feira (31), que um servidor da Casa Civil acompanhe o ex-presidente Michel Temer a viagem para participar de evento corporativo entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro em Portugal e nos Estados Unidos. O despacho com a autorização foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça e assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Temer participará do Lide Brazil Conference e estará em Santa Ana, na Califórnia (Estados Unidos), entre 30 de janeiro a 1º de fevereiro, e em Lisboa (Portugal), entre 2 e 6 de fevereiro. O servidor destacado desempenhará função de agente de segurança e apoio pessoal do emedebista.
Os ex-presidentes da República têm direito a assessores pagos pelo governo federal e, em caso de viagens, é comum que seja autorizada a viagem dos seguranças e servidores com custos para a União — isso inclui, por exemplo, deslocamento, hospedagem e alimentação.
Nesta segunda-feira (30), o ministro da Casa Civil também autorizou a ida de três seguranças a Orlando, nos Estados Unidos, para acompanhar o ex-presidente Jair Bolsonaro no evento “YesBrazil USA”. Os seguranças constam no grupo de assessores a que ele já tem direito como ex-presidente.