O Distrito Federal registrou, neste domingo (4), um novo recorde de calor e também teve o dia mais seco do ano em 2020. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 36.7ºC e 9% de umidade, na estação Águas Emendadas, de Planaltina, às 15h.
Apesar do calor, os recordes na capital, na série histórica do Inmet, ocorreram em outubro. De acordo com o instituto, a temperatura mais alta já registrada no DF foi de 37.3ºC, em Águas Emendadas, em Planaltina, no dia 15 de outubro de 2017.
Enquanto o calor e a baixa umidade continuam, as queimadas castigam o Cerrado. Neste domingo (4), em 2h30, o Corpo de Bombeiros atendeu 25 chamados de incêndios florestais, entre 12h e 14h30. Conforme a corporação, Planaltina é a região com maior foco de incêndios.
De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o clima deve continuar quente e seco nos próximos dias.
“Outubro é um mês quente. Esse início da semana temos altas possibilidades de temperaturas bem mais superiores e umidades mais baixas”.
Dois dias de recorde de temperatura
Este é o segundo dia seguido que o Distrito Federal registra recorde de temperatura. Neste sábado, os termômetros marcaram 36° C e a umidade relativa do ar chegou a 11%.
O ideal apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 60% e por isso, o Inmet declarou estado de emergência no DF.
O recorde de temperatura do ano também tinha sido registrado na Estação de Águas Emendadas, em Planaltina. A máxima, até então, era de 35,6°C, em 29 de setembro.
Estado de emergência
A classificação para os estados de atenção, alerta e emergência depende da umidade relativa do ar:
- De 30% a 20% estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11h e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.
- De 20 a 12% estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10h às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
- Abaixo de 12% estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10h às 16h. Devem também ser suspensas a coleta de lixo e entregas dos Correios.
Orientações para a população
A Defesa Civil faz uma série de orientações para minimizar os impactos da baixa umidade. Entre elas:
- Evitar aglomerações
- Manter a hidratação
- Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento
- Usar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol
- Evitar queima de lixo que podem provocar incêndios