O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho devido a uma onda de calor no Distrito Federal. O aviso, publicado na tarde de segunda-feira (4), se estende até a próxima sexta (9) e chama a atenção para “risco de morte por hipertermia em função das altas temperaturas”.
De acordo com o cardiologista e médico do esporte, Maurício Milani, a hipertermia é a condição caracterizada pela perda da capacidade de controle da temperatura corporal.
“Isso pode acontecer com o calor excessivo e pode gerar desidratação, diminuição da performance em atividades físicas, e até casos de morte, por arritmia ou distúrbios neurológicos”, diz o médico.
O meteorologista do Inmet, Olivio Bahia, explica que apesar de não ser comum casos de morte associada a onda de calor, no Brasil, o “corpo humano sente”. De acordo ele, o aviso é emitido quando as temperaturas registradas superam em cinco graus a temperatura média em determinada área.
“De dois a três dias, o alerta é amarelo. O laranja é quando a condição de temperatura acima da média varia de três a cinco dias. Acima de cinco dias, como agora, o alerta passa a ser vermelho”, diz o meteorologista.