Em uma ação bastante divertida e descontraída que aconteceu na Rodoviária do Plano Piloto nesta sexta-feira (19), quem passou pelo local, pôde receber uma orientação sobre as cargas tributárias e ainda ter a possibilidade de ganhar uma caixa de chocolate, com todos os bombons e sem impostos. A dinâmica mostrou, na prática, quanto os impostos “retiram” do bolso das pessoas.
A dinâmica, que ocorreu das 8h às 14h, foi bem recebida pelos brasilienses. Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal (CDL Jovem-DF), a iniciativa faz parte da 17ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) e é realizada anualmente, é uma maneira lúdica de mostrar para a população a importância de conscientização sobre os impactos da alta e complexa da carga tributária praticada no país.
Durante a ação desta sexta-feira, as pessoas foram convidadas para uma brincadeira, com a premiação de uma caixa de bombom. Uma delas foi a moradora de Samambaia, Cléria Martins, 34, que tirou um tempinho para participar da dinâmica. Para ganhar a caixa, ela lançou um “dado gigante” que, em seus lados, possui a porcentagem de impostos que incidem nos produtos no Brasil. A depender do número tirado no dado, seriam retiradas algumas unidades do chocolate, para ser “devorada” pelo Impostossauro, mascote do DLI.
Cléria não deu muita sorte, o dado caiu virado com o produto “roupas” para cima, que tem cerca de 34% do seu valor final somente de tributos. Sendo assim, a mulher teve 7 bombons retirados de sua caixinha, que foi depositado por ela mesma em uma urna.
“Aqui na caixinha a moça tirou 7 unidades, se eu fosse comprar uma caixa dessa, pagaria quase metade do valor de impostos. Acho um absurdo, são valores muito altos de imposto que a gente tem que pagar todos os dias em tudo que consumimos”, destaca.
A moradora de Samambaia ficou assustada com o folheto recebido pela organização, que mostra a quantidade de imposto que o consumidor paga. “Eu achei muito bacana essa ação, porque a gente muitas vezes não tem noção de quanto gasta de impostos, e através dessa dinâmica ficou bem claro o quanto isso prejudica, principalmente quem tem mais dificuldade”, afirmou Cléria Martins.
Gabriel Alves, 23, também foi alvo do Impostossauro. O morador de Ceilândia teve 10 bombons retirados pela tributação. “Realmente é muito imposto que a gente paga. Um lado lá do dado mostrou que quase metade (48% do valor) da conta de luz é só de imposto. Tem que diminuir isso daí porque se não a gente não dá conta”, disse.
O coordenador da CDL Jovem-DF, Hugo Leite, conta que grande parte da população não tem noção da alta carga tributária que incide sobre os produtos, sendo que, as pessoas em maior situação de vulnerabilidade econômica, são as mais afetadas. Ele ressalta que é preciso conscientizar os moradores para que cobrem do governo uma reforma tributária que beneficie a população e que cobre menos impostos.
“Nessa campanha, a pessoa mais carente consegue ver o quanto melhor seria o poder de compra dele se não tivesse imposto ou se fosse menor, […] É preciso que todos tenham ciência do quanto pagamos de imposto sobre cada produto adquirido para que as pessoas avaliem se os serviços públicos que elas recebem são correspondentes ao que elas pagam de impostos”. explicou o coordenador, Hugo Leite.
Dia Livre de Impostos
Na próxima quinta-feira (25), ocorre o Dia Livre de Impostos, que é uma data para expressar a insatisfação do brasileiro com a tão detestada tributação, que limita o poder de consumo dos brasilienses e serve de freio econômico do país. Lojistas parceiros oferecerão seus produtos que serão comercializados com descontos equivalentes ao valor dos impostos sobre os mesmos.
Através do site (dialivredeimpostos.org.br), os consumidores poderão comprar produtos com o desconto em diversos departamentos, como: Acessórios; Beleza e Perfumaria; Brinquedos e Bebês; Cama, Mesa e Banho; Casa e Construção; Celulares e Eletrodomésticos; Esporte; Livros; Moda; Móveis e Decoração; Suplementos; Vestuário; Pet Shop, entre outros. Os comerciantes também podem cadastrar seus produtos pelo site para participar do DLI.
Abasteça gasolina sem pagar impostos
Ainda na quinta, a CDL Jovem-DF promoverá outro evento, no Posto Jarjour, na 206 Norte, onde motoristas poderão comprar até 20 litros de gasolina com desconto e sem nenhum tipo de imposto. O abastecimento ocorrerá das 06h às 14h ou até os 10 mil litros de gasolina que serão disponibilizados ser atingido.
É recomendado que os condutores cheguem cedo, o pagamento é apenas em dinheiro. Além disso, a equipe da CDL Jovem estará realizando outras brincadeiras e orientações sobre os impostos.