As ocorrências que chegam com o período chuvoso no Distrito Federal são o foco do GDF Presente. Em reunião com os coordenadores dos oito polos do programa, a Secretaria Executiva de Cidades (Secid) intensificou as ações. Uma equipe de cada polo estará de plantão no feriado prolongado para atuar com as administrações regionais no atendimento de possíveis incidentes causados pelas chuvas.
“Estaremos em alerta e prontos para nos deslocar ao local e atender imediatamente as ocorrências”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Flávio Araújo.
Locais como Vicente Pires, que está em obras, bem como Arniqueira e Pôr-do-Sol/Sol Nascente, onde há ruas sem galeria de águas pluviais, estão entre os pontos principais que demandam toda a atenção do GDF.
Bocas de lobo
Desde agosto, ainda no período de estiagem, a manutenção e a limpeza das bocas de lobo no DF são feitas por uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Governo (SeGov) e executada pelas equipes do GDF Presente e das administrações regionais, com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Foi cumprida a meta de, antes da chuva, desobstruir os bueiros e permitir que as águas escorressem livremente pela rede de drenagem de águas pluviais, evitando, assim, alagamentos. Nesse período, cerca de 80 mil bueiros foram limpos e desobstruídos, enquanto cerca de 90% das 90 mil bocas de lobo já estão mapeadas pelas administrações regionais em todo o DF.