A Petrobras vai reduzir em R$ 0,14 por litro o preço médio da venda de gasolina o que significa uma queda de 5,3%. A medida passa a valer a partir de amanhã, 1º de julho.
Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 1,84 a cada litro vendido na bomba.
Porém, o valor cobrado ao consumidor final no posto depende também de fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.
A última redução da estatal foi anunciada no dia 15 de junho. Na ocasião, a queda foi de 13 centavos por litro no preço médio de venda de gasolina. Porém, essa diminuição mal chegou ao bolso do consumidor final, já que com a retomada da cobrança integral de impostos federais, a tributação aumentou.
A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional.