DF registra mais de 7 mil casos prováveis de dengue em 2024

Com o aumento dos casos de dengue na capital, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as ações de combate à doença. De acordo com o novo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES), o DF registrou 5.275 casos prováveis de dengue entre os dias 7 e 13 de janeiro. Desde o início de 2024, foram 7.329 casos prováveis notificados, um aumento de 435% frente ao mesmo período do ano passado, quando os registros chegaram a 1.370.

Em média, são registrados 715 casos de dengue por dia no DF, e 600 testes estão sendo realizados diariamente. Apenas este ano, dois óbitos já foram confirmados da doença, e outros 12 estão em análise na SES. As regiões administrativas com maiores incidência de casos de dengue são: Brazlândia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Recanto das Emas, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural e Santa Maria.

Os dados foram apresentados, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18), pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, no qual citou a dificuldade que as equipes de combate à dengue enfrentam para entrar nas residências para verificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, muitas vezes as pessoas são relutantes nas visitas.

“A luta contra a dengue não se faz apenas com o estado, por isso, é importante a divulgação, sendo fundamental a participação da população no enfrentamento a essa doença. Nós sabemos que se a população não fizer a parte dela nós teremos muito mais dificuldades. A ideia do Governo do Distrito Federal agora é levar a presença do estado para mais perto do cidadão”, comentou Rocha.

Por conta da necessidade de conscientização da população, a Secretaria de Comunicação Social do DF (Secom) investiu R$ 5 milhões em campanhas publicitárias com foco em informar as pessoas sobre o combate à dengue. As campanhas vão ao ar a partir do final de semana. Além disso, carros de som passaram nas regiões com orientações sobre a doença.

Ações de combate à dengue

Com objetivo de reduzir os casos de dengue no DF, a Casa Civil, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) uniram-se, até maio, em ações conjuntas no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A partir de amanhã (19), tendas de atendimento serão instaladas junto às administrações regionais das nove cidades com maiores casos de dengue confirmados (regiões citadas acima). As tendas começam a funcionar sábado (20) e contarão com serviço disponível das 7 horas às 19 horas, no qual serão realizados exames para detectar casos de dengue e assistência médica para quem encontra-se com sintomas. Os atendimentos nas tendas funcionarão à princípio por 45 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *