Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e policiais militares flagraram, por volta das 21h desta quinta-feira (10), um racha entre cinco veículos na via L4 Sul. Os motoristas, com idades entre 25 e 32 anos, foram levados para delegacia.
De acordo com o Detran, os agentes faziam operação conjunta com os militares, quando se depararam com os veículos em alta velocidade. A máxima permitida na via é de 80 km/h. Segundo o órgão, ainda havia outras pessoas assistindo à disputa, “aumentando ainda mais o risco de acidentes”.
Os motoristas foram levados à 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul. Eles foram autuados por “crime de trânsito”, quando o condutor participa, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística realizando, segundo o código de trânsito, manobras não autorizadas pelas autoridades, “gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada“.
A infração é considerada gravíssima. Foi aplicada multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os agentes também apreenderam os veículos dos infratores. Os carros foram levados para o depósito do Detran.
O Detran informou ainda que faz monitoramento de locais específicos para coibir os rachas. Segundo o órgão, a fiscalização tem objetivo de impedir que veículos façam disputas, que podem causar graves acidentes e, inclusive, a morte de inocentes.
Mortes no trânsito
Entre janeiro e abril deste ano, o Detran contabilizou 42 mortes no trânsito em vias do Distrito Federal. O número é 26% menor em comparação a igual período do ano passado, quando foram registradas 57 ocorrências.