O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19, no posto da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paranoá Parque, inaugurada na manhã desta quarta-feira (11).
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi quem aplicou o imunizante (veja vídeo acima). Na ocasião, Queiroga disse que a expectativa do governo federal é que, até o fim do ano, toda a população brasileira esteja vacinada.
“Temos mais de 50% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose. Mais de 30% da população acima de 18 anos já recebeu a segunda dose. Até o final do ano toda a população brasileira estará vacinada contra a Covid-19”, afirmou.
Ibaneis, que está com 50 anos, recebeu a primeira dose da vacina no dia 19 de maio, por ser paciente de diabetes, uma comorbidade incluída no grupo prioritário daquele momento. A vacina é da Oxford/AstraZeneca e foi programada após um intervalo de três meses.
LEIA TAMBÉM:
- Vacinação contra Covid para jovens a partir de 20 anos começa na quinta-feira
- DF abre mais 5 mil vagas para agendamento de adolescentes com comorbidades
- DF ultrapassa 1,5 milhão de imunizados com primeira dose contra Covid-19
-
Durante a cerimônia, o governador falou sobre a alegria de estar imunizado e anunciou a ampliação da campanha no DF.
“Até semana que vem, minha expectativa é ver todos os adultos vacinados com a 1ª dose.”
Ibaneis relembrou ainda a importância da segunda dose. “Esse vírus não é brincadeira”, disse, após a vacinação.
“Estou feliz em estar vacinado com a segunda dose. Fiz também aqui no púlpito, em frente a todos, por conta do simbolismo. As pessoas não podem esquecer de tomar a segunda dose. É muito importante. Até porque não sabemos quantas variantes vão vir desse vírus”, disse Ibaneis.
Campanha no DF
Após receber a imunização, Ibaneis publicou nas redes sociais sobre a expectativa quanto à vacinação na capital (veja abaixo). Nesta quinta-feira (12), o DF começará a campanha para jovens a partir de 20 anos.