Com chegada de massa de ar polar, DF volta a registrar 6°C e dia mais frio do ano

Com a chegada de uma massa de ar polar frio ao Centro-Oeste, todas as regiões administrativas do Distrito Federal registraram temperaturas abaixo de 9°C, na madrugada desta quarta-feira (30).

No Gama e em Planaltina, os termômetros marcaram 6°C e igualaram as marcas de domingo (27), registrando novamente o dia mais frio do ano. A sensação térmica chegou a 3°C.

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, no Plano Piloto a mínima chegou a 8,2°C. Ao longo do dia, a máxima prevista para a capital é de 22°C.

De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, o frio continua até o final de semana. “Hoje foi só o primeiro dia dessa massa de ar polar por aqui, e ela vai permanecer por mais alguns dias. Até o final da semana, podemos ter até recorde de baixa temperatura novamente”, afirma.

Massa de ar polar

Morgana Almeida explica que a massa de ar frio vem do sul do Brasil. “Enquanto ela segue para dentro do país, vai perdendo um pouco das características. Mas mesmo assim, as temperaturas caem. Até o Norte e o Nordeste vão apresentar temperaturas mais baixas”, diz a meteorologista.

Segundo a previsão para esta semana, até domingo (4), a temperatura mínima fica entre 8°C e 10°C. As máximas não ultrapassarão os 25°C.

Catedral de Brasília, em imagem de arquivo — Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Catedral de Brasília, em imagem de arquivo — Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Outra mudança está na umidade relativa do ar, que ficará entre 30% e 80%. “A temperatura é inversamente proporcional a umidade. Como estamos com temperaturas mais baixas, a umidade não vai cair tanto, do jeito que estamos acostumados no inverno seco do DF”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *