Dia de Finados: cemitérios do DF abrem mais cedo e voltam com missas presenciais

Os seis cemitérios do Distrito Federal vão abrir uma hora mais cedo nesta terça-feira (2), Dia de Finados. A visitação aos túmulos pode ser feita das 7h às 18h30.

Este ano, as missas presenciais foram retomadas. Haverá celebrações em todas as seis unidades: Asa SulTaguatingaGamaSobradinho, Planaltina e Brazlândia (veja horários mais abaixo). A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) estima que mais de 500 mil pessoas visitem os locais durante o feriado.

A Campo da Esperança, concessionária que administra as unidades, manteve o uso obrigatório da máscara. Isso porque o decreto do GDF para desobriga o uso do item de proteção em locais aberto só começa a valer em 3 de novembro.

Missas

Em 2021, a Arquidiocese de Brasília retomou as missas presenciais nos cemitérios. No ano passado, não houve celebrações nos locais por causa da pandemia do novo coronavírus.

Desta vez, as missas vão ocorrer em tendas, com capacidade de público reduzida e aferição de temperatura na entrada. Confira abaixo os horários das celebrações:

  • Cemitérios da Asa Sul, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga:
    Horários: 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e às 17h
  • Cemitério de Brazlândia:
    Horários: 8h, 11h, 14h e às 17h

    Entrada dos visitantes

    Assim como no ano passado, a Campo da Esperança manteve a recomendação para que as pessoas prestem homenagens em casa. No entanto, algumas regras foram estabelecidas para evitar a disseminação da Covid-19:

    • Uso obrigatório da máscara cobrindo nariz e boca
    • Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios
    • Banheiros serão limpos com maior frequência
    • Não serão distribuídos copos descartáveis para consumir água nos bebedouros

    Para organizar a entrada de pedestres e automóveis, o acesso de veículos nos cemitérios vai ser modificado no feriado.

    Em Planaltina e em Brazlândia nenhum automóvel será autorizado a entrar. Segundo a concessionária, “não há espaço suficiente para a circulação”.

    Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho só poderão acessar a área interna os veículos com autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência, emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).

    Já o acesso de pedestres será pelos portões principais de cada cemitério. Na Asa Sul, haverá dois portões abertos: o principal, ao lado do Templo da Boa Vontade; e o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6.

    Nas outras cinco unidades há apenas uma entrada. Todas estarão sinalizadas e fiscalizadas pelos órgãos de trânsito.

    Além da segurança diária dos cemitérios, segundo a concessionária, haverá reforço de funcionários. Nas áreas externas, o controle ficará sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Detran e do DER.

by: LUCAS SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *